Cultura -
Segunda edição do Prêmio Literário Máquina de Contos abre inscrições neste mês
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação)

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Literário Máquina de Contos acontecem de 18 de janeiro a 11 de abril. Três autores inéditos terão seus contos publicados na plataforma Máquina de Contos e ganharão um prêmio de R$ 2 mil, além de um troféu exclusivo. O resultado será divulgado em 13 de maio.

O tema dos contos é livre, e serão aceitos autores maiores de 18 anos, brasileiros, que não tenham publicado comercialmente livros completos, em mídia eletrônica ou impressa, admitindo ainda autores que tenham colaborado em coletâneas. As inscrições gratuitas estarão disponíveis no site, assim como todo o regulamento.

Os textos serão analisados e selecionados pela comissão julgadora formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor, jornalista e crítico literário.

Veja também
Funarte e Aliança Francesa lançam edital de Residência Artística com bolsa de R$ 26 mil

Em sua primeira edição, o prêmio teve 1.344 contos inscritos de autores de todo o Brasil. Os vencedores foram a mineira Lara Firmino Araújo e os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão, que já tiveram seus contos publicados.

A premiação tem como proposta estimular a cultura brasileira por meio da revelação de novos talentos da literatura. Os autores vencedores farão parte de um catálogo composto por escritores premiados da literatura contemporânea brasileira, dentro de uma plataforma com mais de 1 milhão de leitores.

A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto em formato de e-book aos clientes de empresas como a Algar Telecom e outros provedores de internet espalhados pelo Brasil. O leitor pode fazer a leitura online ou por meio de download, e ter a posse definitiva do texto.

O catálogo de 2022 contará com nomes como Jarid Arraes, Geovani Martins, Marcela Dantés, Sérgio Rodrigues, Tiago Germano e Andréa del Fuego. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Itamar Vieira Júnior, Adriana Lisboa, Luisa Geisler, Santiago Nazarian e Maurício de Almeida.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe:
Palavras-chave
literaturaprêmio