Justiça -
Vereador dissemina teoria da conspiração contra vacinação e acusa TSE e STF de “armação” para Eleições 2022
Termômetro da Política
Compartilhe:
Tarcísio Jardim denuncia STF e TSE por suposta “armação” para as Eleições 2022 (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

O vereador pessoense Tarcísio Jardim (Patriota) tem propagado em suas redes sociais ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele acusa as duas cortes de planejarem uma armação para as Eleições 2022. Em nova teoria conspiratória, o vereador afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode perder as eleições porque os conservadores não estão vacinados e que o STF vai exigir que todos os eleitores apresentem comprovante de vacinação. Segundo sua conspiração, isso causaria a prisão de conservadores, impediria a votação do grupo e causaria uma correria aos postos de vacinação, que não teriam vacinas suficientes.

Material acusatório contra o TSE divulgado por Tarcísio Jardim (Imagem: Reprodução/Instagram/tarcisiojardim)

“No dia das eleições, o Supremo vai exigir passaporte de vacinação em todos os locais de vacinação. (…) Já está tudo armado, inclusive o TSE já está analisando a possibilidade de não vacinados serem impedidos de votar”, publicou o vereador.

Tarcísio costuma disseminar conteúdo antivacina e até liderou protestos contrários à obrigatoriedade da vacinação contra covid-19 para crianças em João Pessoa. Nas últimas semanas, ele intensificou um posicionamento negacionista em relação à vacinação, além de demonstrar apoio a pautas que vão na contramão da ciência, criando até teorias conspiratórias.

Desde a semana em que o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, exigiu que o Governo Bolsonaro se manifestasse sobre a vacinação de crianças, Tarcísio posta quase diariamente conteúdos que questionam a eficiência da vacina e a necessidade de comprovar que tomou o imunizante. O vereador afirma ser favorável à vacinação e diz que já está vacinado, mas se posiciona contra o passaporte sanitário e diz que “repudia” a obrigatoriedade da vacinação em crianças.

Tarcísio também liderou e convocou seus seguidores para um ato contra a obrigatoriedade da vacinação em crianças, além de compartilhar o vídeo de um protesto que contava com uma espécie de memorial de crianças que foram supostas “vítimas da vacina”. O Projeto Comprova, que checa conteúdos on-line, classificou o vídeo como “enganoso”, por usar dados imprecisos e que confundem.

Os dados divulgados pelo Governo da Paraíba comprovam que a vacina reduziu o número de mortes por covid-19. Em janeiro de 2021, chegaram a ser registradas 18 mortes por dia. Após alcançar 79% da população com as duas doses, um ano depois, as mortes no estado não ultrapassam três por dia.

Colaborou Grace Vasconcelos.

Compartilhe: