Política -
Guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho morre, aos 74 anos, nos Estados Unidos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Defensor de teorias sem fundamento científico, Olavo de Carvalho se autoproclamava filósofo e teve forte influência sobre o Governo Bolsonaro (Foto: Reprodução/YouTube)

Considerado por pensadores e pesquisadores como um charlatão grosseiro e defensor de teorias contrárias à ciência, o guru e ex-apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olavo de Carvalho, morreu nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, onde vivia. A informação foi dada pela família nas redes sociais do escritor, que se autoproclamava filósofo.

“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”.

Natural de Campinas, São Paulo, Olavo de Carvalho defendia desde teorias da conspiração até teses estapafúrdias sem respaldo científico, como suas referências ao “comunismo”, que poucas vezes tratavam de fato do comunismo. Em vida, o pensador teve forte influência sobre uma ala do Governo Bolsonaro, mas recentemente atacava o presidente.

Veja também
Lewandowski suspende normas de Bolsonaro que permitem empreendimentos em cavernas

Olavo de Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A causa da morte não foi divulgada. Recentemente, esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do escritor. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe: