Geral -
João Pessoa Sustentável realiza 1º encontro para formação de comitês com os comerciantes do Complexo Beira Rio
Termômetro da Política
Compartilhe:
Cada comunidade da Beira Rio será representada por dois comerciantes (Foto: Divulgação/PMJP)

O Programa João Pessoa Sustentável, da Prefeitura Municipal, realiza nesta segunda-feira (31), às 17h, no escritório local de gestão (Elo1), localizado na Avenida Expedicionários, 895, o primeiro encontro com os comerciantes das comunidades que formam o Complexo Beira Rio (CBR). O objetivo é a formação do Comitê de acompanhamento das oportunidades de geração de trabalho e renda para quem tem comércio no território. Na ocasião, cada comunidade será representada por dois comerciantes.

De acordo com Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, “a ideia é iniciar um diálogo com os comerciantes para identificar suas expectativas, dificuldades, qual o perfil dos comércios existentes e de que forma o Programa pode traçar um planejamento do desenvolvimento econômico dentro do território”, afirmou a coordenadora.

Veja também
Hipertensão e doenças cardíacas aumentam riscos de paciente infectado ter forma grave da covid-19

Pensar ações voltadas para o comércio local é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), que em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) pretende incentivar uma maior qualificação para os comerciantes das comunidades, de modo que eles não sejam tão impactados pelas intervenções que serão feitas no território. Joelma ainda admite que esse encontro abre o início de um diálogo que vai permanecer durante os 30 meses de execução do PDC. “A partir dessa comunicação com os comerciantes, vai ser construído um plano de ação com foco nos comércios do Complexo Beira Rio”, pontuou.

Plano de Desenvolvimento Comunitário

É voltado para a redução dos riscos sociais gerados pelas intervenções de requalificação urbana e ambiental nas oito comunidades da Beira Rio, o PDC baseia-se em três eixos: implementação das atividades sociais, elaboração e implementação dos planos executivos de reassentamento e relocalização e, por último, a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial com base em três pilares: sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Esse é um dos grandes projetos que vão beneficiar quase 2 mil famílias e tem como base trazer melhorias para as comunidades que formam o Complexo Beira Rio.

João Pessoa Sustentável

O Programa, orçado em U$ 200 milhões, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura de João Pessoa, vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em áreas de risco.

Fonte: PMJP

Compartilhe: