Justiça -
Por determinação do STF, Abraham Weintraub terá que prestar depoimento à Polícia Federal
Termômetro da Política
Compartilhe:
Afirmações falsas do ex-ministro Abraham Weintraub a um canal do YouTube se assemelham às condutas investigadas no inquérito das fake news
Afirmações falsas do ex-ministro Abraham Weintraub a um canal do YouTube se assemelham às condutas investigadas no inquérito das fake news (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes (STF), do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a tomar o depoimento de Abraham Weintraub nesta sexta-feira (4). A data precisou ser remarcada, pois o advogado do ex-ministro da Educação estava em fase final de recuperação da covid-19.

Em entrevista ao canal “Cortes de Inteligência”, do YouTube, no último dia 17 de janeiro, Weintraub fez diversas afirmações falsas acerca da atuação do Supremo e das condutas relacionadas a um de seus ministros. Para o ministro Alexandre de Moraes, em uma primeira análise, é possível constatar que as condutas se assemelham às investigadas no âmbito do Inquérito (INQ) 4781, que investiga notícias fraudulentas (fake news), ameaças e outros ataques ao STF e a seus ministros.

Veja também
A ignorância não morreu

Por esse motivo, o ministro determinou que a PF ouça Weintraub e que o YouTube encaminhe o material à Corte. A determinação se deu no âmbito da Petição (PET) 10149.

Leia a íntegra da decisão.

Fonte: STF

Compartilhe: