ads
Política -
Vereador defende vacinação de crianças contra covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
“Não tenho mais filhos pequenos, mas, se tivesse, vacinaria”, disse Marcos Henriques (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

A vacinação de crianças contra a covid-19 voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Durante a sessão ordinária desta terça-feira (22), o vereador Marcos Henriques (PT) defendeu a vacinação do público infantil, citando recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outras agências reguladoras internacionais.

“Existem pessoas que não querem vacinar seus filhos, por N motivos, entre eles por achar que a vacina é um experimento. No entanto, 1.400 crianças morreram em decorrência da covid-19 em nosso país, e o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou que nenhuma criança morreu em decorrência da aplicação da vacina. Então, começamos a questionar o porquê de não vacinar. Não tenho mais filhos pequenos, mas, se tivesse, vacinaria”, posicionou-se Marcos Henriques.

O parlamentar ainda citou a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e de agências reguladoras dos Estados Unidos da América e da Europa de que as crianças sejam vacinadas. “A comunidade científica já se posicionou, afirmando que a vacina contra covid-19 não oferece riscos às crianças. Portanto, eu respeito, mas não compreendo a decisão de não vacinar, até porque as crianças podem levar contaminação para casa, ou para um coleguinha que tenha comorbidades”, argumentou.

Veja também
Participação de Gleisi confirma que o PT da Paraíba largou a democracia para se tornar o partido de Ricardo

Marcos Henriques ainda se mostrou favorável ao veto do prefeito Cícero Lucena (PP) ao projeto de lei que prevê a proibição de exigência de comprovante de vacinação contra covid-19 para ter acesso a ambientes públicos e privados. “Na minha compreensão, não existe um cerceamento de liberdade, e sim uma orientação de que todos se vacinem. Deveríamos ter uma grande campanha para estimular quem ainda não se vacinou para se vacinar. Hoje, só temos 71% da população vacinada. Precisamos chegar a 90 %”, defendeu o vereador.

O vereador Junio Leandro (PDT) lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 14, §1º, já prevê que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. “A Anvisa e o Ministério da Saúde já recomendaram a vacinação de crianças, e a obrigatoriedade nesses casos já está prevista no ECA, não há o que se discutir em termos de legislação”, afirmou.

Os vereadores Carlão e Marcílio do HBE, ambos do Patriota, reafirmaram que são favoráveis à vacinação, mas contrários à exigência do passaporte vacinal e à obrigatoriedade de imunização do público infantil. “A decisão de vacinar ou não os filhos cabe aos pais, e tem que ser respeitada. Não é o Estado que sabe o que é melhor para os nossos filhos. A exigência de apresentação de passaporte vacinal está privando as crianças de terem acesso à educação”, criticou Carlão.

Fonte: CMJP

Compartilhe: