Eleições -
João Azevêdo volta ao PSB em evento prestigiado por lideranças nacionais e petistas históricos da Paraíba
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Mote do retorno de João ao PSB foi apoio do governador da Paraíba à eleição de Lula (Foto: Reprodução/Twitter)

Em evento prestigiado por diversas lideranças políticas nacionais, o governador João Azevedo assinou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). João já conhecia bem a casa, já que foi filiado até o final de 2019 na sigla. Ele abandonou o PSB afirmando que não havia espaço para diálogo e autocrítica, sendo chamado de traidor pelo seu antigo padrinho político, Ricardo Coutinho (PT). Dois anos depois, ele desfilia-se do Cidadania, e retorna ao PSB reafirmando compromissos. O governador recebeu apoio de diversos representantes políticos da Paraíba, incluindo filiados do PT, Republicanos e PSL.

O evento ocorreu em João Pessoa, durante a manhã de ontem (24), e foi marcado pela presença de lideranças nacionais e estaduais do PSB, como o prefeito de Recife, João Campos, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o presidente estadual, Gervásio Maia. Membros do PT da Paraíba também foram apoiar a filiação do governador, como o deputado estadual Anísio Maia e o deputado federal Frei Anastácio.

Outras lideranças que participaram do evento foram o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (Republicanos), o líder do governo, Wilson Filho (PTB) e os deputados federais Julian Lemos (PSL) e Wilson Santiago (Republicanos). No seu discurso, o presidente da ALPB e recém-filiado ao Republicanos deixou claro seu apoio e do partido ao governador: “Nós queremos que João continue. O Republicanos é 100% João”.

João é Lula, mas Lula é João?

João Azevêdo contou com a “presença” de Lula na sua filiação ao PSB, mas não de forma tradicional. Em um dos espaços do evento, uma grande foto do governador ao lado do ex-presidente foi exposta. Reafirmando seu apoio ao presidenciável, ele vestiu o movimento “João é Lula”.

A filiação de João Azevêdo também contou com a participação de filiados ao PT da Paraíba, como o deputado estadual Anísio Maia e o deputado federal Frei Anastácio. Nas suas redes sociais, Anísio Maia afirmou que todos já sabiam que João apoiava o ex-presidente Lula, mas que a volta do governador para o PSB iria reforçar o palanque do presidenciável.

Veja também
Mais escolas particulares se negam a pedir comprovante de vacinação em João Pessoa; sindicato se omite

“Na Paraíba, não vamos ter um palanque exclusivo (para Lula), que pertence a alguém, mas um palanque de todas as forças progressistas e democráticas do estado”, disse Anísio Maia.

Anísio e Frei Anastácio fazem parte de uma “esquerda histórica” do PT na Paraíba e, junto a outros filiados, pedem uma assembleia interna para definir democraticamente a composição local para as eleições. A volta de Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo após terem traído o partido também é criticada por esse grupo.

Com uma campanha intensa para dividir o palanque com o ex-presidente, o governador ainda disputa a narrativa com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), já definido como pré-candidato ao governo do estado e autoproclamado candidato de Lula na Paraíba.

Adversários criticam o governador

O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macedo, criticou a filiação de João Azevedo ao PSB. Ele publicou nas redes sociais uma foto do deputado federal Julian Lemos discursando no evento e provocou: “viva a auto proclamada ‘esquerda revolucionária’ da Paraíba. Sangue de Cristo!”

Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PTB) assumiram um discurso semelhante. Questionaram decisões do governador durante períodos críticos da pandemia, como a suspensão de aulas presenciais, e o grande número de pessoas presentes no evento, apontando aglomerações.

Compartilhe: