Política -
Destruição de praça em Manaíra pauta embates na Câmara de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Marcos Henriques denunciou que nenhum relatório técnico foi apresentado justificando a necessidade de se destruir a praça (Foto: Olenildo Nascimento/PMJP)

As obras iniciadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que resultaram na destruição de uma praça, no bairro de Manaíra, para abertura de uma via foram criticadas pelo vereador Marcos Henriques (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (10). O parlamentar revelou que foi procurado por moradores da área, insatisfeitos com as intervenções.

“Fui procurado pelos moradores de Manaíra, que amanheceram na última segunda-feira (7) com um trator na praça para destruir o anfiteatro, que fica atrás da quadra, para passar uma via. Desde então começou uma luta em defesa dessa praça, que tem uma história e é utilizada pelas pessoas para fazer exercícios físicos e passear com seus animais”, revelou o vereador.

De acordo com o parlamentar, as obras foram iniciadas sem diálogo com a população e sem a apresentação de nenhum estudo técnico que fundamente a construção da via. “Embora não tenha sido apresentado nenhum modelo técnico para fundamentar a necessidade de abertura daquela via, as intervenções estão sendo feitas, de maneira irresponsável. A população está usufruindo daquele lugar há 50 anos e, na prática, o que estão fazendo é acabar com a praça, um equipamento importante para a cidade, de maneira covarde”, avaliou.

Veja também
Confirmação de Lula sobre composição com o PSB indica apoio do PT nacional à reeleição de João

Marcos Henriques apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Infraestrutura do Município que as obras fossem paralisadas, e fosse aberto diálogo com a população para chegar em um comum acordo. O pedido não foi acatado pela maioria dos parlamentares. “O que está em questão é que modelo de cidade nós queremos. Eu luto por uma cidade humanizada, onde não se privilegia o trânsito sem apresentar outras alternativas. Nós temos um espaço público pulsante naquele bairro, e o movimento daqueles moradores é legítimo”, concluiu.

Quadra será poupada

A praça será destruída, mas a quadra deverá ser poupada. É o que garantem os vereadores da base do governo. O vereador Milanez Neto (PV) usou seu pronunciamento para desmentir informações de que a Prefeitura da Capital iria destruir a Quadra de Manaíra para possibilitar a passagem de carros no entorno do local. Ele garantiu que o equipamento às margens da orla do bairro de Manaíra será “melhorado”.

Segundo Milanez Neto, houve diálogo da Prefeitura da Capital com moradores da região, inclusive com a presença dos vereadores Thiago Lucena (PRTB), Tarcísio Jardim e Carlão (ambos Patriota). Ele ressaltou que os argumentos defendidos por quem é contra a intervenção são baseados em inverdades.

“O discurso de que vão derrubar a praça e as quadras foi por água abaixo, o debate se esvaiu porque não é verdadeiro, não é correto. Debato o tema, não tenho medo de enfrentá-lo. Mas não posso questionar a obra. Querem debater a obra com mentiras. É muito claro que essa obra será importante para a cidade”, destacou o parlamentar, salientando que foi morador de Manaíra por 32 anos e que a mobilidade urbana da região precisa melhorar.

O vereador Thiago Lucena enfatizou que dizer que vão destruir o equipamento é mentira e defendeu a publicidade do projeto da intervenção. “Publicar que vão destruir a Quadra de Manaíra é fake news. A Semob recebeu a sugestão dos moradores e adaptou o projeto como foi sugerido. É preciso publicizar que não vai haver destruição. Não publicizem desentendimento e desinformação”, apelou o parlamentar.

Os vereadores Marcílio do HBE (Patriota) e o Bispo José Luiz (Republicanos) também se mostraram indignados com a disseminação de mentiras sobre o projeto. Marcílio enfatizou que aquele equipamento, “que tanto serviu e que vai continuar servindo à sociedade, não poderia ser e nem deve ser nunca destruído”. O vereador ainda destacou o empenho da Casa na defesa do esporte e das praças de esporte.

Fonte: CMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
cmjpjoão pessoa