Geral -
Cícero abre Seminário Técnico que discute políticas públicas para o artesanato
Termômetro da Política
Compartilhe:
Evento integra o Festival de Verão Cidades Criativas (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

Representantes da cadeia do artesanato de todo o mundo estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira (16), para discutir avanços e possibilidades para o setor. Eles participaram do Seminário Técnico Políticas Públicas para o Artesanato, atividade que integra o Festival de Verão Cidades Criativas, que se estende até o próximo sábado (19), em João Pessoa.

O prefeito Cícero Lucena (PP) fez a abertura oficial do evento. “Alegra-me acolher a todos para este seminário, pois é muito importante falar em economia criativa. Esperamos aqui fazer um intercâmbio de aprendizado, aprender e ensinar, o que é fundamental para que todos avancem. Aqui, além de valorizar a arte e a cultura, geramos oportunidade real de renda para as pessoas”, declarou o prefeito. A primeira-dama Lauremília Lucena também esteve presente na atividade.

A tarde contou com palestras da presidente do Conselho Mundial de Artesanato da América Latina, Bárbara Talía Velasco; do ex-presidente, Alberto de Betolaza; da representante do Conselho Mundial do Artesanato da Europa, Laura Miguel Baumann; e da gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodrigues; entre outros.

Veja também
Lula confirma necessidade de grande aliança e segue indefinido sobre chapa na Paraíba

As falas tiveram como objetivo refletir sobre a necessidade de se construir políticas públicas efetivas e consistentes para o artesanato, garantindo condições dignas de vida e trabalho para os artesãos.

O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest), João Bosco Ferraz, afirmou que o festival é reflexo do que vem acontecendo na cidade há pouco mais de um ano. “A economia criativa foi abraçada de forma profissional, não sendo tratada como algo amador, algo como uma atividade com a possibilidade de mudar a vida de famílias. Este festival mostra que somos destaque em muitas áreas e que temos muito a mostrar para o Brasil e o mundo”, ressaltou.

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, afirmou que cada vez que estuda este tema tem maior certeza de que esta é a saída para o Brasil e o mundo. “Estamos saindo da economia da escassez e entrando na economia criativa, da abundância, inclusiva e diversificada”, afirmou.

A diretora de Economia Criativa da Sedest, Mariane Góes, lembrou que João Pessoa é a única cidade brasileira com o selo de Cidade Criativa no Artesanato. “Agradecemos às cidades criativas por atenderem o chamado e vamos poder aqui trocar experiências e compartilhar as boas práticas”, disse, destacando que a área foi formalizada no Município pela primeira vez nesta gestão.

Ainda participaram da atividade a prefeita de Monteiro, Ana Lorena; o diretor-presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves; o diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim; o coordenador de Projetos Especiais da Sedest, Eduardo Barroso; e o representante do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Flávio Macaúbas.

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
artesanatopmjp