Geral -
Ministérios Públicos promovem reunião sobre uso de máscara para evitar divergências em decretos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ramos do MP destacaram no encontro a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (Foto: Divulgação/MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveram, na tarde desta terça-feira (15/03), uma reunião por videoconferência com representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba para discutir o uso de máscaras, visando à superação de eventuais divergências em relação aos decretos municipal e estadual de enfrentamento da pandemia de covid-19. O Decreto Estadual 42.306/2022, que tem validade até 7 de abril, determina o uso obrigatório da proteção facial, enquanto a prefeitura da capital vem sinalizando uma flexibilização, baseada em critérios técnicos, a partir do próximo decreto municipal, a ser publicado na próxima sexta-feira (18).

Os ramos do MP destacaram no encontro a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à impossibilidade de os municípios editarem decretos menos restritivos que o estado, o que vem sendo seguido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que, nesta terça-feira, acatou recurso interposto pelo MPPB, determinando o uso obrigatório de máscaras em Campina Grande.

MPF e MPPB enfatizaram ainda a preocupação com o impacto e a repercussão nos demais municípios da Paraíba e no comportamento da população, com a eventual flexibilização do uso de máscaras na capital paraibana, tendo em vista, principalmente, a agenda de shows e eventos após o dia 18, que podem provocar grande aglomeração de pessoas. De acordo com os MPs, a situação de momento vai além de conflito normativo, havendo necessidade de cautela pelo menos ate o dia 7 de abril, a fim de que os dados epidemiológicos sejam melhor avaliados, para que, com segurança, possa ser decretada uma flexibilização gradual do uso de máscaras, especialmente em locais abertos.

Veja também
STF lança campanha publicitária com a Turma da Mônica

Participaram da reunião, pelo MPF, o procurador-chefe José Guilherme Ferraz e a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Janaina Andrade. A promotora de Justiça de João Pessoa, Jovana Tabosa, representou o MPPB. Participaram, ainda, o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho; o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Jhony Bezerra; o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; o procurador-geral do Município de João Pessoa, Bruno Nóbrega; além da chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), Mayna Marinho; da diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Alline Grisi; e do gerente da Vigilância do Estado, Geraldo Menezes.

Nova variante

Na reunião, a SES-PB destacou seu parecer contrário à flexibilização do uso de máscaras em João Pessoa e nos demais municípios da Paraíba pelo menos até 7 de abril, citando, inclusive, a descoberta de uma nova variante do novo coronavírus na Europa. A secretaria segue o entendimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de que desobrigar o uso da proteção facial agora é precipitado e preocupante.

Deliberação

Os membros dos MPs, ao final do encontro, solicitaram à Procuradoria-Geral do Estado que leve as demandas discutidas ao governador João Azevedo, e sugeriram que seja realizada uma reunião com os municípios e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) para que os anseios sejam ouvidos e que se chegue a uma solução consensual que evite divergências nos decretos e a judicialização de conflitos.

Fonte: MPF

Compartilhe: