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STF lança campanha publicitária com a Turma da Mônica
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Campanha “A Turma da Mônica e o Poder Judiciário” reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

“É fundamental que a sociedade tenha cada vez mais informações verdadeiras sobre o funcionamento e a atuação da Justiça brasileira, com o que a cidadania se fortalece”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, nesta quarta-feira (16), no lançamento da nova campanha “A Turma da Mônica e o Poder Judiciário”.

Nesta quarta edição, o projeto reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.

O ministro Luiz Fux destacou que essa união entre o STF e as associações é necessária em razão do atual contexto, quando pessoas, com posições extremadas, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, “infelizmente, vêm atentando contra a credibilidade das instituições e da Justiça brasileira, em especial da Suprema Corte”.

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Para além do trabalho jurisdicional de proteger a democracia, o presidente do Supremo afirmou que é preciso planejar ações e projetos educativos envolvendo vários segmentos da sociedade (crianças, adolescentes, jovens, universitários) para enfatizar o papel do STF como guardião da Constituição e dos direitos e liberdades individuais.

Combate às fake news

De acordo com o ministro Luiz Fux, o objetivo do trabalho é a mensagem de que cada cidadão tem responsabilidade com um ambiente social saudável, sem disseminação de ódio e sem o repasse de notícias falsas sobre pessoas e instituições, tendo em vista que a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira.

“Por meio do brilhante trabalho realizado pelos Estúdios Maurício de Sousa, o Poder Judiciário, unido, atua para repassar informações corretas e ajudar a criar uma consciência nas crianças sobre como funciona cada ramo da Justiça e o STF. Tudo isso de maneira lúdica, que somente a Turma da Mônica consegue fazer”, sustentou.

Divulgação

O presidente do Supremo frisou que a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) selecionou escolas de todo o país para receber o conteúdo, pois o foco são os alunos do ensino fundamental. Os vídeos serão enviados às emissoras de televisão para que reproduzam gratuitamente como conteúdo de utilidade pública, além de serem reproduzidos nas redes sociais.

O ministro Luiz Fux anunciou ainda que a Turma da Mônica será protagonista de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por ele, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa ajudar no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. O gibi será lançado em abril.

Maurício de Sousa

Participando por videoconferência, o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, destacou que a campanha irá ajudar as crianças e as famílias a conhecerem melhor o Judiciário. “O trabalho foi feito com muito carinho e responsabilidade. Com a formação do cidadão ciente dos seus direitos fundamentais é que construímos uma sociedade mais justa”, assinalou.

Associações

Representando a AMB, a conselheira fiscal Maria Isabel da Silva frisou que a campanha é importante para mostrar que o Judiciário está ao lado da população brasileira. O presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, destacou que o projeto é uma forma de o Judiciário se aproximar da sociedade, melhorando a comunicação com os cidadãos, com uma linguagem acessível. O presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, salientou que a campanha reforça a imagem do Judiciário.

O evento ocorreu na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF e contou ainda com a presença do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, e de magistrados.

Peças

Todo o material da campanha estará disponível no portal do Supremo, na seção “STF Mirim”, que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil. Acesse as peças da campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”.

Fonte: STF

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