ads
Política -
Câmara de João Pessoa homenageia reitor que usou sistema de cotas para tomar vaga de estudante da rede pública
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Valdiney (2º da esq. para a dir.) recebe homenagem da Câmara de João Pessoa; MPF investiga o reitor (Foto: Juliana Santos/CMJP)

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso, foi homenageado nessa quinta-feira (17) com o título de Cidadão Pessoense em sessão solene da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A homenagem foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PV) e aconteceu mesmo após o Ministério Público Federal (MPF) ter aberto investigação contra o uso de cotas por parte do reitor para cursar terceira graduação na instituição.

“Recebemos com muita honra e alegria, um expoente do saber e da construção do conhecimento, o professor doutor Valdiney Veloso Gouveia, que atualmente ocupa o cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba. E com um trabalho brilhante vem desenvolvendo sua gestão na instituição responsável por formar anualmente grandes profissionais dos diversos pilares do conhecimento da nossa sociedade”, afirmou o vereador Milanez Neto em seu discurso.

Valdiney utilizou cotas para entrar em curso da UFPB

Valdiney Veloso está sendo investigado pelo MPF por utilizar o sistema de cotas destinado a estudantes de escolas públicas para ingressar na sua terceira graduação, o curso de Engenharia de Produção da UFPB. O reitor recebeu diversas críticas, inclusive do Sindicato dos Professores da UFPB, que apontam as atuais condições econômicas do reitor como um fator para que ele não buscasse o sistema de cotas.

O estudante Erick Rangel, de 17 anos, aguarda na lista de espera uma vaga através das cotas de escola pública para o curso de Engenharia de Produção da UFPB. Inscrito pela mesma cota, o reitor Valdiney Veloso foi aprovado na primeira chamada. Conforme reportagem publicada pelo G1 Paraíba, a família do estudante, que mora na Bahia, ficou surpresa ao saber que uma das vagas foi ocupada pelo próprio reitor da instituição. “Falta de ética da parte dele”, comentou Edineia Rangel, mãe do estudante.

Erick lamentou a situação e afirmou que se não fosse ele, outro estudante estaria prejudicado. Segundo a mãe, ele queria passar em uma universidade porque a condição financeira da família não permitia estudar em uma faculdade particular. Ele tinha o sonho de estudar a área de tecnologia e iria morar na casa de familiares durante a graduação.

Homenagem

O título de Cidadão Pessoense foi aprovado pela CMJP em dezembro de 2021, com dois vereadores contrários à homenagem: Junio Leandro (PDT) e Marcos Henriques (PT). Em entrevista, Marcos relembrou a ascensão de Valdiney ao cargo de reitor, questionada por parte da comunidade acadêmica, e sua relação com o sindicato dos professores da UFPB e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

“Eu votei contra porque essa assunção de Valdiney representa um golpe em toda a comunidade universitária, que fez eleições e elegeu uma outra reitora. Eu não poderia concordar, porque concordando com o título concordaria também com a forma como foi feito. Eu sou um democrata e acredito que a eleição deveria ser respeitada”, afirmou o vereador.

O reitor é natural de Itabaiana e é professor do curso de psicologia da UFPB.

Compartilhe: