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Correios têm lucro recorrente recorde de R$ 3,7 bilhões; valor é 101% superior ao apresentado em 2020
Termômetro da Política
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Lucro dos Correios apresenta evolução de 113% no indicador financeiro; índices são os melhores registrados nos últimos 22 anos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os Correios fecharam o ano de 2021 com lucro recorrente histórico de R$ 3,7 bilhões, superando em 101% o valor apresentado em 2020, resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo. A empresa apurou, ainda, uma evolução de 113% no indicador financeiro EBITDA (traduzida como Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ou seja, um saldo de R$ 3,1 bilhões. Tratam-se dos melhores índices registrados nos últimos 22 anos.

A empresa realizou, em 2021, seu maior investimento em equipamentos de segurança, superando o valor investido entre 2016 e 2020, alcançando um total de R$ 79,8 milhões. Somente nos últimos três anos, foram mais de R$ 124 milhões investidos para reduzir vulnerabilidades e ampliar o grau de proteção em todo o fluxo postal.

Negócios

Os Correios seguem ajudando a impulsionar a economia nacional. Com o aprimoramento e o lançamento de novas plataformas digitais, a empresa contabilizou recordes no fluxo de encomendas. Na última Black Friday, 18,9 milhões de encomendas foram recebidas, sendo 3,4 milhões somente em 1 dia. Durante as maiores datas promocionais do comércio eletrônico brasileiro e internacional (Black Friday e Singles Day), o crescimento de volumes de encomendas foi superior a 40%, quando comparado aos mesmos períodos de 2020. Os números confirmam o papel estratégico da estatal para o segmento logístico e reforçam a importância de a sociedade dispor de uma empresa financeiramente viável e robusta para absorver, com qualidade, a alta demanda.

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Várias melhorias foram implementadas nos serviços oferecidos para a população, culminando em maior satisfação dos clientes, o que reforçou a preferência pelos Correios como principal parceiro dos lojistas no envio dos seus produtos. Algumas ações destacam-se nesta frente:

·         Simplificação dos pacotes de serviços, facilitando a contratação dos Correios pelos clientes, com um importante diferencial: a manutenção dos preços dos serviços de encomendas em 2021. Além disso, ainda foram reduzidos os preços para interiores mais distantes e para contratos disponibilizados às micro e pequenas empresas, contribuindo com o estímulo para desenvolvimento dos negócios desse segmento no comércio eletrônico;

·         Ampliação e melhoria do “Minhas Importações”, instrumento utilizado pelos importadores para interagir com o processo de desembaraço. O sistema facilita o envio de documentos complementares, resolvendo as pendências apresentadas pela autoridade aduaneira ou anuente e pagamentos dos tributos e serviços decorrentes do processo de importação;

·         Introdução da estratégia Customer Experience (CX), que passou a orientar os processos da empresa, propiciando maior satisfação aos clientes. Por meio deste modelo, foi possível o estabelecimento de novas métricas e métodos de pesquisa de satisfação, monitoramento em tempo real da satisfação dos usuários, conhecimento de quem são eles e de suas interações com os Correios;

·         Disponibilização de inteligência de Geomarketing Endereçada aos empresários para alavancagem de negócios de diferentes segmentos produtivos, possibilitando, ainda, aos pequenos, médios e grandes empreendedores o alcance de potenciais clientes, com o envio da propaganda certa com maior precisão e melhor aproveitamento dos recursos de comunicação;

·         Redução dos prazos de entrega de encomendas nacionais e internacionais nos principais trechos nacionais;

·         Implantação do modelo de Nível de Serviço para garantia de qualidade de entrega;

·         Modificação do Portal Correios, trazendo uma interface mais moderna e uma nova forma de comunicação com os clientes. Também foram implementados requisitos de acessibilidade;

·         Implantação de melhorias no App Correios, trazendo mais facilidades e praticidade, com equiparação de funcionalidades nas plataformas Android e IOS. Pelo aplicativo, o cliente tem acesso a rastreamento, consulta de agências, postagem de encomendas, recarga de chip do Correios Celular, consulta de preços e prazos e acesso a mensagens eletrônicas do serviço Correios Entrega Digital;

·         Intensificação no relacionamento com os clientes, por meio dos canais de comunicação digital (e-mail, Portal Correios e aplicativos de redes sociais);

·         Adaptação dos canais digitais para dar suporte aos grandes eventos comerciais (como Black Friday) e garantir melhor experiência aos clientes.

Na extensa lista de serviços prestados pelos Correios, novas modalidades de entregas e inovações no portfólio garantiram mais satisfação para os clientes. Os principais destaques seguem elencados abaixo:

·         SEDEX Hoje – No final de 2021, após realização do projeto-piloto de entrega no mesmo dia, os Correios incluíram o novo SEDEX Hoje no portfólio de encomendas, ampliando sua utilização para qualquer cliente que tenha contrato com a empresa. O serviço, já disponível em São Paulo, realiza a entrega em poucas horas, com acompanhamento em tempo real – inclusive com possibilidade de interação entre o destinatário e o entregador, com expectativa de ampliação para outras cidades do país. A família de serviços SEDEX continua sendo sinônimo de entrega expressa de relevância, segurança e dentro do prazo;

·         Balcão do Cidadão – Com a assinatura de 14 novos contratos, o Balcão do Cidadão posiciona os Correios como um importante canal de acesso a serviços de interesses do cidadão. No total, 40 grandes clientes públicos e privados já ofertam seus serviços por meio da rede de atendimento dos Correios. Está alinhado aos projetos do Governo Federal de modernização dos serviços públicos, sendo uma ferramenta de integração entre os canais físicos e digitais;

·         Lockers (armários inteligentes) – Equipamentos para o recebimento e postagem de encomendas, 24 horas por dia, sete dias por semana. As instalações dos Lockers priorizam pontos de grande circulação de pessoas, tais como terminais de metrô, trem ou ônibus e shopping centers;

·         Correios Aqui Modular – Novo canal de atendimento que adota o modelo “loja dentro de loja”, aliando conveniência e comodidade, considerando aspectos comerciais e sociais da região. A primeira loja foi inaugurada em outubro de 2020, na cidade de Curitiba/PR;

·         Clique e Retire – Disponível em todo o país, para qualquer pessoa, nesta modalidade de envio o consumidor escolhe o melhor local para retirada de sua encomenda. A facilidade reduz a devolução de encomendas por ausência do cliente contratante, sem custo adicional para destinatário ou remetente;

·         Correios Log+ – Oferta de solução logística adaptada às necessidades de cada operação, integrada a uma plataforma digital para gerenciamento completo da cadeia de valor. Inclui grandes operações customizadas, como a distribuição dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre outras. Também inclui a provisão de solução de logística integrada para suportar operações de e-commerce com demandas de serviços de armazenagem; atendimento de pedidos; separação; embalagem; integração com a solução de transporte/distribuição e logística reversa.

Operações

Para acompanhar toda a gama de serviços, a operação dos Correios foi toda remodelada, priorizando ainda mais a qualidade na entrega e a satisfação do cliente. Algumas evoluções no processo produtivo foram determinantes para suprir o aumento do fluxo de encomendas:

·         No processo conhecido como “tratamento”, onde os objetos passam pela separação para chegar ao seu destino, houve a ampliação da capacidade por meio de automação: novas tecnologias foram implementadas visando proporcionar ganhos de produtividade, celeridade e maior assertividade, tais como aquisição de leitores de mão (fingers), esteiras retráteis, esteiras pantográficas, mesas elevatórias, cubômetros, dentre outros;

·         Renovação da frota própria: a ação foi iniciada em 2020 e, somente no ano passado, foram recebidos 1.505 furgões pelos Correios, totalizando R$ 93 milhões em investimentos. Até 2023, está prevista a renovação de 100% de toda a frota própria dos Correios;

·         Otimização da rede de entrega, com a migração de mais de 1.124 rotas entre unidades, que viabilizou a redução de custos e percursos improdutivos e possibilitou a adequação da rede ao cenário pós-pandemia;

·         Contratação do transporte de cabotagem, que consiste em um modal mais seguro, mais eficiente e mais econômico, para a realização de grandes operações com flexibilidade no prazo de entrega, como, por exemplo, o transporte dos livros didáticos até os centralizadores de destino por meio de navios. Em 2022, haverá ampliação dessa modalidade, com a contração do transporte para parte da carga destinada à Região Norte do país;

·         Utilização de bicicletas elétricas na distribuição: foram locadas 39 bicicletas elétricas em Brasília para aperfeiçoamento da especificação técnica, visando a futura aquisição do insumo. O objetivo é aumentar a produtividade e reduzir o desgaste físico dos carteiros, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, por tratar-se de um transporte sustentável;

·         Implantação do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas Pinhais/PR: unidade especializada na separação de objetos internacionais, recebendo a carga imediatamente após a liberação pelo Centro Internacional, aumentando a capacidade do tratamento internacional.

·         A empresa continua se fazendo presente em todas as localidades do país, sendo com estrutura própria ou terceirizada; a empresa executou a readequação dos canais físicos, onde havia sombreamento de agências, para melhor planejar o atendimento, conforme demanda e mercado.

Desafios na pandemia

Destacam-se ainda os esforços dos Correios durante a grave crise sanitária mundial, quando os serviços essenciais prestados pela empresa se mostraram ainda mais imprescindíveis. Com as devidas adaptações necessárias para a segurança dos empregados, clientes e fornecedores, a estatal permaneceu ativa e atendendo toda a população, sendo ainda um relevante apoio aos empreendedores brasileiros, que apostaram no comércio eletrônico para manter seus negócios.

Para manter-se em funcionamento com a segurança necessária durante a pandemia, os Correios desembolsaram mais de R$ 858 milhões em contratação de mão de obra terceirizada (mais de 202 mil profissionais prestaram serviço para a empresa neste período) para manter o contingente de empregados enquadrados no grupo de risco afastados de suas atividades. Mais de R$ 19 milhões foram gastos com álcool em gel, máscaras, barreiras de proteção para guichê e termômetros.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, comentou a trajetória percorrida pela empresa para atingir esses níveis de sustentabilidade e qualidade operacional.

“Superada a primeira fase do planejamento elaborado para a estatal, os resultados auferidos corroboram a eficácia das estratégias adotadas pela gestão, pois, pelo segundo ano consecutivo, a empresa registrou lucro recorde”, disse o dirigente.

O horizonte é promissor para os Correios:  dentre os números projetados para os próximos 5 anos, estão a expectativa de que o volume de encomendas seja dobrado; dobrar o resultado da receita; triplicar o patrimônio líquido; manter em dois dígitos a margem EBTIDA.

Fonte: Correios

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