Política -
Podcast 40 Graus: censura e manipulação
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Foto: Reprodução/YouTube)

A censura ao filme “Como se tornar o pior aluno da escola” (2017), de Danilo Gentili, e a manipulação da imagem que vem sendo construída para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, são os temas que abrem o episódio #027 do Podcast 40 Graus.

Neste programa, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem os perigos do cerceamento à informação e à liberdade artística e de expressão. Tanto no caso da censura a Gentili quanto na manipulação sobre a imagem de Zelensky, há danos irreparáveis à sociedade.

Os apresentadores defendem que essas práticas que mais se assemelham a rotinas ditatoriais e de propaganda de guerra sob os moldes da comunicação na contemporaneidade devem ser enfrentadas por questão de princípios. Independentemente de quem sejam os atores envolvidos, são condenáveis a censura e a guerra diante de qualquer justificativa.

Entram ainda neste episódio os assuntos que esquentaram a política no Brasil e na Paraíba: a homenagem concedida pelo próprio governo ao presidente Jair Bolsonaro como ‘defensor’ dos povos indígenas; o PL da Amazônia Legal que beneficia o agronegócio e ameaça ainda mais a preservação da floresta; a privatização da Petrobras; a nova variante da covid-19: Deltacron; o eterno moído sobre quem será o candidato a governador de Lula na Paraíba, se Veneziano ou João; e ainda a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Campina Grande ao guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho.

Podcast 40 Graus é o programa em streaming do Termômetro da Política. Toda sexta-feira, um novo episódio com os fatos que esquentaram a semana no Brasil e na Paraíba.

Ouça nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ou assista diretamente no YouTube:

Compartilhe: