ads
Política -
PCdoB completa 100 anos com homenagens: “carrega a marca da luta e das conquistas do nosso povo”
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 1922, o que lhe rende o título de partido mais antigo do país (Foto: Divulgação)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completa 100 anos hoje (25), com homenagens em diversas casas legislativas pelo país e apoio das lideranças de diversas siglas da esquerda brasileira ao longo da semana de celebração pelo seu centenário. Nos discursos, militantes relembraram a jornada histórica do partido, desde a sua fundação, enfrentamento à ditadura militar, até a conquista do reconhecimento da legalidade do partido.

O Partido Comunista do Brasil (PCB) foi fundado em 1922, o que lhe rende o título de partido mais antigo do país, apesar de viver mais da metade da sua história na ilegalidade. Os militantes foram perseguidos durante o governo de Getúlio Vargas e também no período da Ditadura Militar, conseguindo reorganizar-se apenas em 1962, quando adotaram a sigla PCdoB.

“O PCdoB em seu centenário, carrega a marca da luta e das conquistas do nosso povo. Cada avanço, cada conquista democrática desse país tem a contribuição do nosso partido e de nossos quadros e militantes. Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirmou a presidenta do PCdoB de Campina Grande, Glauce Jácome.

Veja também
Políticos prestam solidariedade a Anísio Maia por perseguição sofrida no PT

Ela entrou no partido com 22 anos, no início dos anos 2000, buscando por uma sigla que defendesse as minorias, os valores democráticos e melhorias de vida para a população. Segundo Glauce, se filiar ao PCdoB trouxe crescimento e maturidade política para compreender a complexidade da realidade brasileira.

“Estar, ser, ajudar a erguer e manter o PCdoB – que tem construção coletiva como um valor fundamental e como centralidade, um projeto nacional de desenvolvimento com inclusão e justiça social – é a mais concreta manifestação de minha cidadania”, afirmou Glauce Jácome.

Homenagens na Paraíba e no Brasil

A Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou na quarta-feira (23) uma sessão solene em homenagem aos 100 anos de PCdoB. O líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), presidiu a sessão e lembrou momentos marcantes na história do partido. Lideranças de outras siglas, como a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Jaques Wagner (PT-BA) também estiveram presentes.

Em João Pessoa, a Câmara Municipal também promoveu uma sessão especial para comemorar o centenário do partido. A sessão foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT), reunindo membros e dirigentes do PCdoB e outras siglas. As presidentes estadual e nacional do partido, Gregória Benário e Luciana Santos, respectivamente, participaram de forma virtual. Os deputados Anísio Maia (PT), Inácio Falcão (PCdoB), a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira (PCdoB) e a presidenta do PCdoB de Campina Grande, Glauce Jácome, estiveram presentes na sessão.

Os vereadores de Campina Grande decidiram não conceder voto de aplauso ao centenário do PCdoB e ao aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT). A homenagem foi votada no dia 8 de março, com maioria dos parlamentares contrários, alegando que os partidos “faziam mal” à família e ao país.

“Defendo a família, não sei de onde vocês tiram que nós não defendemos a família. Agora, nós defendemos todas as expressões de famílias que existem”, rebateu a vereadora Jô Oliveira, que propôs a homenagem.

Compartilhe:
Palavras-chave
pcdob