ads
Cultura -
Governo da Paraíba inaugura Memorial Abelardo da Hora
Termômetro da Política
Compartilhe:
Memorial abriga 215 peças de um dos maiores artistas plásticos do mundo (Foto: André Lúcio/Secom-PB)

O governador João Azevêdo (PSB) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (31), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, o Memorial Abelardo da Hora. O equipamento abriga 215 peças de um dos maiores artistas plásticos do mundo. Disputada por países como Itália e Portugal, a exposição permanente do acervo consolida a Paraíba como um importante roteiro cultural do Brasil. O espaço ficará aberto para visitação pública e terá uma série de atividades educativas, além de cursos e palestras promovidos pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). 
 
Para receber o acervo, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na estrutura, projetos expográficos e luminotécnicos, além de toda a logística no transporte das obras, que contou com o apoio da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). 
 
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a honra de o Estado poder abrigar o acervo de Abelardo da Hora. “Em primeiro lugar é uma honra muito grande a Paraíba ter sido escolhida para abrigar, colocar em exposição a obra de um artista tão fantástico quanto Abelardo da Hora, que conseguiu ao longo da trajetória fazer uma caminhada por todos os sentimentos do ser humano. O memorial ficou muito bonito e está apropriado, e é mais um museu que se abre na Paraíba,  um passo importante para incluir cada vez mais a população no processo cultural do nosso Estado”, disse. 

Veja também
Desigualdade de gênero na política: apenas 16% dos representantes eleitos no Legislativo da PB são mulheres
   
O presidente da Funesc, Pedro Santos, ressaltou que o acervo atende a padrões internacionais. “Hoje é um dia extremamente feliz, que teve um processo longo, iniciado pelo próprio Abelardo dez anos antes de partir, que buscava um local para abrigar o seu acervo. A inauguração do Memorial Abelardo da Hora coloca a Paraíba no epicentro das artes visuais do Brasil e do mundo. Este espaço é inaugurado num momento propício, porque pela primeira vez o Governo do Estado tem seis instituições museológicas”, destacou, citando, além do MAH, o Museu do Artesanato Paraibano e o Museu Casa de José Américo, entre outros. 
  
Neto e coordenador do projeto expográfico, Daniel da Hora falou da alegria de conseguir, em um só espaço, reunir todo o acervo do avô. “É uma grande honra para nós conseguir colocar o acervo de Abelardo, que é gigantesco, num espaço dedicado, exclusivo e permanente, resultado de uma grande negociação com o Governo da Paraíba, mas que no fim deu muito certo, democratizando o acesso das pessoas, que vão ter a oportunidade de conhecer ainda mais Abelardo da Hora”, comentou. 
 
Daniel disse ainda que a concepção do projeto expográfico foi mostrar as várias fases de Abelardo da Hora. “A ideia foi justamente mostrar o Abelardo em várias fases e como usufruir a obra dele em várias técnicas, porque não tem apenas esculturas; tem desenho, tem pintura, tem cerâmica. Dividimos para que o espectador perceba a parte social da obra de Abelardo da Hora, as danças populares”, explicou. 

Abelardo da Hora

O artista é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros e deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras.
 
Nasceu em 1924, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Cursou Artes Decorativas no Colégio Industrial Professor Agamenon Magalhães e o Curso Livre de Escultura da Escola de Belas Artes do Recife.
 
Além da trajetória que o consagrou como um dos grandes nomes das artes plásticas do Brasil, sobretudo no campo da escultura, teve grande participação na vida política como dirigente do Partido Comunista Brasileiro, integrando a luta pela redemocratização do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960. Foi casado com a poetisa paraibana Margarida Lucena da Hora, nascida na cidade de Guarabira, com quem teve sete filhos: Lenora, Sandra, Leda, Ana, Sara, Iuri e Abelardo Filho. Faleceu em Recife, em 2014, aos 90 anos.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: