Geral -
Cobertura vacinal de crianças está abaixo de 10% e escolas não encaminham lista de não vacinados ao MPPB
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
De acordo com o promotor responsável pelo caso, João Arlindo, diretores de escolas alegam boa adesão; cobertura vacinal da faixa etária entre 5 e 11 anos é de 9,39% (Foto: Divulgação/TV ALPB)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) não registrou denúncias, no município de João Pessoa, contra pais ou responsáveis que não apresentaram o cartão de vacinação de crianças e adolescentes contra covid-19. Apesar da alegação por parte das escolas de boa adesão, a conta não fecha: a cobertura vacinal contra covid-19 das crianças de 5 a 11 anos em João Pessoa é inferior a 10%.

Os responsáveis possuíam 30 dias, contados a partir do decreto publicado pelo Governo da Paraíba em 16 de fevereiro, para regularizar a vacinação das crianças. Segundo a norma, as instituições de ensino deveriam informar, ao término do prazo, o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual.

Os responsáveis por registrar as denúncias foram os promotores de Justiça que atuam na defesa da criança e adolescente. Segundo o promotor de Justiça da Criança e do Adolescente, João Arlindo Correa Neto, as denúncias não chegaram. A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para acompanhar o caso e novas reuniões serão realizadas.

Veja também
Novo decreto flexibiliza o uso de máscara de proteção facial em toda a Paraíba

O órgão ministerial também informou que ouviu diretores de escolas e foi informado que está havendo boa adesão dos pais à vacinação dos filhos e que o recomendado para as escolas é sensibilizar os pais para a vacinação, só quando as tentativas estiverem esgotadas é que devem recorrer ao Ministério Público.

Segundo o Painel de Vacinação do Governo da Paraíba, a cobertura de vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos em João Pessoa está em 9,39%. Já de adolescente, entre 12 e 17 anos, a cobertura atingiu 78,37%.

Compartilhe:
Palavras-chave
covid-19máscaramppb