Política -
Memorial das Ligas e Lutas Camponesas se torna patrimônio imaterial da Paraíba
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Objetivo do memorial é preservar a memória histórica das ligas, possibilitar a pesquisa e debate sobre saberes e práticas do campo, formação contínua dos trabalhadores e defender seus direitos (Foto: Reprodução/Instagram)

O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, localizado no município de Sapé e com sede no Povoado de Barra Antas, se tornou patrimônio cultural imaterial do estado da Paraíba. O espaço utiliza a casa onde moravam os líderes camponeses João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira, e está aberto para visitações. A lei 12.275 foi publicada hoje (13) no Diário Oficial do Estado e é de autoria da deputada Cida Ramos (PT).

O memorial foi fundado em 2006, por um coletivo formado por trabalhadores e trabalhadoras do campo, com colaboração de agentes pastorais, militantes de movimentos sociais populares do campo, professores e estudantes ligados à Universidade Federal Paraíba e profissionais ligados à causa camponesa. O objetivo é preservar a memória histórica das ligas, possibilitar a pesquisa e debate sobre saberes e práticas do campo, formação contínua dos trabalhadores e defender seus direitos.

Veja também
Câmara aprova MP de Bolsonaro que libera bolsas em faculdades privadas para alunos de escolas particulares

As ligas camponesas falavam em nome dos trabalhadores do campo, defendendo seus direitos e lutando pela reforma agrária. O líder camponês João Pedro Teixeira também recebeu homenagens neste mês, que marca os 60 anos do seu assassinato. A data é uma oportunidade para lembrar e homenagear líderes e figuras de destaque na história das ligas, que contribuíram com a defesa da causa camponesa.

Compartilhe: