Cultura -
Evento celebra a literatura produzida por mulheres no Sertão da Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação)

O Mulherio das Letras Sertão terá palestras, debates, shows, venda de livros e o lançamento da antologia “Ritos e versos para o fim do mundo”, organizada pelas coordenadoras do eventos, as escritoras Lua Lacerda, Mirian Oliveira, Tainara Silva e Veruza Guedes, que reúne textos de poetas, contistas e cronistas nascidas ou radicadas no sertão paraibano. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de Abril, no município de Cajazeiras.

Para as coordenadoras, eventos como o Mulherio das Letras são excelentes maneiras de trazer visibilidade à literatura feminina, a partir do momento que todos os diálogos, todas as ações estão voltadas para a vivência de mulheres. “Especialmente quando abrimos espaço para a publicação de uma antologia, construída da forma mais simples e inclusiva possível, onde elas podem ecoar as suas escritas”, frisam.

Sobre a antologia, publicada pela Arribaçã Editora, elas detalham que é uma janela aberta para as mulheres sertanejas se expressarem livremente através de seus textos, conduzindo os leitores para conhecer as diferentes experiências literárias entre novatas e veteranas, dialogando de maneira igualitária e gritando seus desejos de “nós por nós”. Entre os objetivos está o de mostrar que no sertão da Paraíba tem mulher que escreve e nada fica a dever para nenhuma outra região do país.

Poeta Violeta Formiga será homenageada pelo evento

Violeta Formiga será a escritora homenageada do evento. Violeta era natural de Pombal, sertão paraibano, onde passou a infância e adolescência. Em 1971, transferiu-se para a capital paraibana e ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no curso de Psicologia. Na Universidade, se notava suas tendências para a poesia, e ela começou a divulgar seus poemas nos jornais de João Pessoa.

Veja também
Projeto pune servidor público que aderir a greve; desconto automático e demissão por justa causa estão previstos

A poeta Violeta Formiga teve sua poesia brutalmente interrompida aos 31 anos de idade. Ela foi vítima de feminicídio pelo seu companheiro, em 1982. O evento seleciona Violeta não apenas por ser uma mulher sertaneja, mas para reivindicar a vida das mulheres como condição mínima de desenvolver sua arte e produzir livremente.

Violeta Formiga deixou apenas um livro publicado: “Contra Cena”, depois da sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram “Sensações”, uma edição póstuma, no ano de 1981, na Galeria Gamela.

Sobre o Mulherio das Letras

O Mulherio das Letras é um grupo autônomo de mulheres escritoras que surgiu em 2017, em João Pessoa, contando com a presença de mais de 500 outras escritoras, artistas e intelectuais do país, com o objetivo de dar visibilidade à literatura feminina contemporânea, homenageando suas precursoras. Atualmente, o Mulherio das Letras conta com cerca de 7 mil participantes, se expandido internacionalmente. O grupo se descentralizou em subgrupos representativos de cada estado brasileiro, além do Mulherio das Letras Pretas.

O Mulherio das Letras Sertão é uma iniciativa coletiva que tem o objetivo de reunir mulheres que produzem literatura no sertão paraibano, como forma de aprofundar ainda mais esse protagonismo, pois é no interior do interior do país que se encontram as mulheres mais invisibilizadas em todos os setores do mercado artístico, pelas poucas oportunidades de formação e falta de recursos e infraestrutura nas cidades. A nossa missão com esse evento é justamente mostrar a arte da palavra feminina e feminista em suas múltiplas formas, por mulheres que ainda hoje enfrentam obstáculos machistas e racistas e são consideradas menores nos meios literários.

O Projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Lei Federal nº 14.017/2021 e suas alterações, teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Edital Prêmio Parrá.

Redes sociais:

Instagram – @mulheriodasletras_sertao

Facebook – Mulherio das Letras Sertão

PROGRAMAÇÃO MULHERIO DAS LETRAS DO SERTÃO

(20/04) – QUARTA-FEIRA

NOITE

19h00min – Abertura do evento

Conferência de abertura: “O sertão é o reinado do Mulherio” – Maria Valéria Rezende

Espaço aberto para a Feira Violeta e lançamento de livros

21h30min – Intervenção

Intervenção cultural LGBTQIAP+ – Joyce Montinelly

22h00min – Música

Dj mulher do fim do mundo

(21/04) – QUINTA-FEIRA

TARDE

14h00min – Mesas redondas

Literatura e imaginário sobre a mulher sertaneja

Convidadas: Lígia Calado, Nadja Claudino e Maria Valéria Rezende

Mediação: Larissa Lacerda

Racismo e Educação: O papel da leitura nessa construção

Convidadas: Nádia Farias, Lucione Andriola e Kássia Mota

Mediação: Karolaine Silva

Com informações da assessoria de imprensa; colaborou Grace Vasconcelos.

Compartilhe: