ads
Justiça -
Juiz dá 72 horas para União se manifestar sobre graça constitucional
Termômetro da Política
Compartilhe:
Daniel Silveira foi condenado por atentar contra a democracia, incitar a invasão ao STF e sugerir agressões físicas aos ministros do Supremo (Foto: Plinio Xavier/Câmara dos Deputados)

O juiz Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu prazo de 72 horas para a União se manifestar sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro que concedeu graça constitucional à pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

A decisão foi motivada por uma ação popular protocolada por dois advogados que pretendem suspender o decreto. Após receber a manifestação, o juiz deverá decidir o caso. 

Além da pena de prisão, o deputado foi condenado pelo STF a perda do mandato, a suspensão temporária dos direitos políticos e ao pagamento R$ 200 mil de multa pela condenação. No entanto, as penas não serão cumpridas imediatamente porque ainda cabe recurso. 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
daniel silveira