Cultura -
Concerto da Sinfônica Jovem tem trilha sonora, óperas e música para criança como destaque
Termômetro da Política
Compartilhe:
Concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do clarinetista Talles Ian Cipriano como solista (Foto: Diego Nóbrega/Funesc)

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza o 2º Concerto da Temporada 2022 nesta quinta-feira, 28 de abril, com um repertório que inclui trilha sonora do filme Os Dez Mandamentos, abertura de óperas e música para crianças. A apresentação acontece a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do clarinetista Talles Ian Cipriano como solista.

A entrada para o concerto é gratuita, mas as pessoas interessadas precisam retirar o ingresso na bilheteria, a partir das 19h, e apresentar, na entrada, a carteira de vacinação de Covid-19, com o esquema vacinal completo. O limite do público será de acordo com o número de cadeiras da Sala de Concertos, atendendo decreto publicado no dia 7 deste mês no Diário Oficial do Estado, que permite a realização de eventos culturais com 100% da capacidade do local.

O concerto começa com “Abertura de Os Dez Mandamentos”, de autoria do compositor americano Elmer Bernstein, conhecido por compor importantes trilhas sonoras para filmes e produções de televisão.

Em seguida, o clarinetista Talles Ian Cipriano sobe ao palco para participar, como solista, da execução de “Variações para Clarinete e Pequena Orquestra”, do compositor italiano Gioachino Rossini. Na sequência, os músicos da Orquestra Jovem vão executar uma música para ballet, que é a “Suite Rameau”, composta pelo austríaco Felix Mottl.

Veja também
Sesc abre edital para projetos de música na Paraíba

Após o intervalo, o público vai conferir mais quatro músicas: a abertura da ópera “O Mikado”, do inglês Arthur Sullivan; “Marcha Fúnebre para uma Marionete”, de autoria do francês Charles Gounod; “Mephisto – Poema Sinfônico”, do compositor belga Willy Ostijn, e, encerrando, “Álbum para meus amigos pequeninos, Op. 14 (Farandole, Vigília do Anjo da Guarda, Pequena Gaivota, Canção de Outrora e Marcha dos Soldados de Brinquedo)”, obra do francês Gabriel Pierné.

“No repertório da sinfônica jovem, a gente sempre coloca músicas que sejam muito agradáveis e significativas”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Dessa vez, nós vamos ter música de cinema, uma trilha sonora, que é a abertura do filme Os Dez Mandamentos, de 1956, uma suíte de danças de ópera, abertura de ópera, música cheia de humor, que é uma marcha fúnebre para uma marionete, e uma orquestração de uma música para crianças, do compositor Pierné. O destaque do programa é sempre o repertório, porque é a música que é a protagonista do concerto, nós somos apenas os intérpretes”, ressaltou.

“Vamos ter também o primeiro concerto da temporada com um solista da sinfônica jovem, que realiza suas apresentações com os solistas extraídos da própria orquestra, através de uma audição, onde eles se inscrevem e uma banca examinadora escolhe os seis para a temporada, Nesse concerto nós vamos ter o clarinetista Talles Ian Cipriano, que faz a sua estreia na sinfônica jovem como solista”, finalizou o maestro.

Talles disse ser um prazer imenso compor o quadro de solistas da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. “É sempre uma honra para o músico, além de trabalhar na orquestra, ter seu momento de maior destaque, de realmente apresentar todas as possibilidades que o seu instrumento pode desenvolver em uma música. Para a gente, enquanto músico, sempre é uma satisfação quando a gente tem essa oportunidade de destaque”, afirmou o clarinetista.

O solista

Talles Ian Cipriano é natural de Picuí (PB) e iniciou sua trajetória musical em banda de música no ano de 2008. É Bacharel em Música com habilitação em clarinete, pela UFPB, na classe do professor mestre José de Arimatéia Veríssimo (Teinha).

Como clarinetista atuou na Banda Cinco de Agosto como primeiro clarinete, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, Banda Sinfônica José Siqueira, Marimbanda e Banda Aquariana. Atualmente é clarinetista principal da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e da Banda da Guarnição Federal de João Pessoa.

Como solista tem se destacado com as suas excelentes interpretações do vasto repertório para clarinete e pela qualidade técnica e artística empregada no trabalho musical.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier nasceu em João Pessoa. É o regente titular da Orquestra Jovem há 25 anos e, em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Como professor de regência participou das Semanas da Música na UFRN e IF Sertão – PE e como regente da Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Na condição de regente convidado, Durier conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife, Orquestra do Estado do Mato Grosso e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), dentre outras.

Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg, Guilhermo Scarabino e o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência, artistas populares com a OSPB e OSJPB, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione “Marrom”, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Kátia de França, Nathalia Bellar e Chico César, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

2º Concerto Oficial da Temporada 2022

Dia: 28 de abril (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Solista: Talles Ian Cipriano (clarinete)

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Fonte: Secom-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
funescosjpb