Justiça -
Presidente do Tribunal de Justiça empossa seis novos juízes substitutos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Empossados ainda vão participar do Curso Oficial de Formação Inicial para os magistrados (Foto: Divulgação/TJPB)

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, deu posse na manhã dessa quinta-feira (28) a cinco juízes e uma juíza que foram aprovados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Estado. A solenidade foi realizada na Sala Branca, anexo administrativo do TJPB, e contou com a presença de diversas autoridades e de familiares dos empossados.

Na ocasião, tomaram posse Juliana Accioly Uchôa, Roberto César Lemos de Sá Cruz, Sávio José de Amorim Santos, Macário Oliveira Júnior, Osmar Caetano Xavier e Mário Guilherme Leite de Moura. Os empossados ainda vão participar do Curso Oficial de Formação Inicial para os magistrados, que será promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma).

Em seu discurso, o presidente do TJPB saudou os novos magistrados e disse que este era um momento importante na história do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Nós estamos hoje aqui realizando algo muito importante, que é a nomeação de novos magistrados. Lutamos muito para isso, fizemos todos os levantamentos orçamentários e foi possível nomear os seis magistrados que aqui estão”, afirmou.

Veja também
João exibe foto com Lula e diz que petista terá a missão de reconstruir o país

Saulo Benevides disse que o Judiciário tem um papel preponderante na sociedade brasileira, que entende  a importância do seu trabalho diário, na solução dos conflitos e na promoção da paz social. Afirmou ainda: “ É preciso a presença do Juiz na Comarca, ouvindo os jurisdicionados, sentindo seus problemas e promovendo uma justiça rápida e eficiente!” frisou.

Em nome dos empossados falou a juíza substituta Juliana Accioly Uchôa, que destacou em seu discurso a expectativa de todos para que este momento se realizasse. “Não há flores na magistratura. Mas teremos ao nosso alcance todos os meios necessários para garantir o florescer dos cidadãos que baterem às nossas portas por meio de uma tutela jurisdicional humana e sensível às particularidades de cada caso concreto. A nós, meus amigos, desejo que tenhamos serenidade, sabedoria e coragem. O ato de julgar é solitário, mas jamais estaremos sozinhos. Nosso dia chegou, vencemos e dedicamos essa vitória aos nossos pais, irmãos, cônjuges, filhos, amigos e profissionais que estiveram ao nosso lado, sem nos deixar esmorecer. Não estaríamos aqui sem vocês”, ressaltou.

O Corregedor-geral de Justiça, desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, disse que a mensagem da Corregedoria aos empossados é de alegria, felicidade e esperança. “São seis pessoas que lutaram para chegar onde estão chegando hoje, que é vestir a toga paraibana. A gente acredita nessa força de trabalho nova que vem para servir não só a Justiça, mas acima de tudo ao cidadão paraibano”.

Perguntado sobre qual deve ser a postura de quem está ingressando na magistratura, o desembargador afirmou que o novo magistrado deve ter a visão de gestor. “É aquele que não só vem para julgar, mas julgar e acompanhar todos os seus atos na unidade em que está servindo”. Ele disse que a corregedoria está de portas abertas para todos cidadãos e acima de tudo “para esses novos colegas que agora ingressam no Judiciário paraibano”.

O diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital de Almeida, expressou o seu contentamento com a posse dos novos magistrados. “Outro marco afirmativo e asseverador da expressão de responsabilidade da gestão da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba em relação a magistratura e ao melhor serviço ao jurisdicionado, o que significa a sociedade em geral. Essa interação marcadora desta gestão com a Corregedoria geral, a Esma, a própria Associação dos Magistrados da Paraíba é o grande abraço de recebimento a essa turma nova de juízes que se mostra no primeiro momento já adesivada com o timbre da vocação”, afirmou.

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque e João Benedito da Silva, dos juízes auxiliares da Presidência do TJ, Rodrigo Marques e Giovanni Magalhães; dos juízes corregedores Maria Aparecida Sarmento Gadelha, Ely Jorge Trindade e Fábio José de Oliveira Araújo; do juiz Antônio Carneiro, presidente do 53º concurso de juiz substituto; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Max Nunes de França; do Procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; do diretor do Fórum Regional de Mangabeira, juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes; do presidente da OAB/PB, Harrison Targino, além de outras autoridades e servidores da Justiça.

Fonte: TJPB

Compartilhe:
Palavras-chave
tjpb