Política -
Assembleia aprova campanha de doação de cabelos a pacientes oncológicos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Texto do projeto propõe que a campanha Corte Solidário seja realizada todo dia 27 de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (Foto: Divulgação/ALPB)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão híbrida desta terça-feira (3), a realização de campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelos Corte Solidário, destinados a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia. O projeto de Lei 3.702/2022, de autoria do deputado Wilson Filho (Republicanos), que regulamenta a campanha, foi aprovado por unanimidade.

O texto do projeto propõe que a campanha Corte Solidário seja realizada todo dia 27 de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. Na justificativa da matéria, o parlamentar especifica que os cabelos arrecadados deverão ter no mínimo 15 centímetros de cumprimento e deverão ser destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia, oriunda do tratamento por quimioterapia.

Veja também
Governo da Paraíba contesta rejeição das contas de 2019 e aponta falha do TCE na avaliação dos codificados

O deputado Wilson Filho ressalta que a alopecia induzida por quimioterapia é um dos fatores agravantes de abalo sentimental aos pacientes expostos a esse tratamento e, de acordo com publicações médicas, embora na grande maioria das vezes a perda de cabelos acarretada pela quimioterapia seja transitória, ela também pode ser permanente.

“A disponibilização de peruca aos pacientes com alopecia, induzida por quimioterapia, promoverá a melhora do estado emocional geral desses cidadãos, resultando em bem-estar, e melhoria na sua qualidade de vida e autoestima, haja vista que, nem todos os pacientes em tratamento têm condições de adquirir, com recursos próprios, uma peruca”, observou Wilson Filho.

Fonte: ALPB

Compartilhe:
Palavras-chave
alpb