Justiça -
TJPB julga ação que trata da imunidade especial para o prefeito de Cabedelo
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Ação Direta de Inconstitucionalidade visa coibir emenda que ‘blinda’ o prefeito Vitor Hugo (Foto: Reprodução/Instagram/vitorcastelliano)

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) julga nesta quarta-feira (4) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre a expressão “cometidas no exercício da função de Prefeito”, registrada em Emenda à Lei Orgânica do Município de Cabedelo. Segundo o relator, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o ato dos parlamentares da Câmara Municipal de Cabedelo, ao aprovarem a emenda, criou uma imunidade especial para prefeitos do município, capaz de blindar políticos envolvidos, por exemplo, com a Operação Xeque Mate. 

O relator considerou a expressão inconstitucional e votou pela suspensão de todo o Art. 69. Confira o trecho:

“Art. 69. O Prefeito ficará suspenso de suas funções: I – nas infrações penais comuns cometidas no exercício da função de Prefeito, se recebida a denúncia ou queixa–crime pelo Tribunal de Justiça do Estado”, nova redação do Art. 69, da Lei Orgânica do Município, registrada em 19 de junho de 2019.

Veja também
João Pessoa amplia para 60+ a 4ª dose da vacinação que previne contra covid-19

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou com o pedido de liminar que questionou a expressão, propondo a ADI. Segundo o órgão ministerial, o termo confronta competência da União para legislar sobre direito processual e infringe princípios da separação dos poderes e isonomia. Uma medida cautelar também garantiu, na fase inquisitorial da denúncia, a suspensão da emenda.

A Câmara Municipal de Cabedelo afirmou que não concedeu imunidade aos prefeitos, e que eles ainda poderiam ser processados judicialmente, afastados de suas funções por autoridade competente e presos. O órgão solicitou o indeferimento de cautelar e, após, a suspensão de todo o Art. 69.

Convidado a se pronunciar, o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo (União Brasil), afirmou que toda a redação do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal, por se tratar de matéria processual e penal, estaria incorreta porque deveria ser de responsabilidade da União. Ele solicitou que a liminar nas condições do MPPB fosse negada para concessão de liminar que também suspendesse a eficácia do art. 69.

A Operação Xeque Mate foi deflagrada em 2018 pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Geaco/MPPB) e pela Polícia Federal, com o objetivo de investigar organização criminosa chefiada por Leto Viana, ex-prefeito de Cabedelo, que também envolvia setores do Executivo e Legislativo do município. As irregularidades envolviam a compra de mandatos políticos, desvio de recursos públicos, fraudes de licitações e funcionários fantasmas. As denúncias investigaram o ex-prefeito e diversos vereadores do município.

Compartilhe:
Palavras-chave
aditjpbvitor hugo