ads
Cultura -
Luísa Gadelha estreia coluna no Termômetro da Política
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Fãs de literatura podem aguardar resenhas, críticas, reflexões e ensaios sobre as leituras feitas por Luísa (Foto: Divulgação)

A pesquisadora Luísa Gadelha estreia sua coluna no Termômetro da Política falando sobre livros e lobos. A análise das obras “O lobo da Estepe”, do escritor alemão Herman Hesse, e “Escute as Feras”, da antropóloga francesa Natassja Martin, reflete sobre as semelhanças dos livros, publicados com 90 anos de diferença. A coluna já está disponível para leitura e será atualizada quinzenalmente.

Os fãs de literatura podem aguardar resenhas, críticas, reflexões e ensaios sobre as leituras feitas pela pesquisadora, que é graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Luísa pretende incentivar a leitura das obras analisadas e resenhadas por ela.

“Uma vez, uma pessoa me disse que tinha vontade de ler os livros sobre os quais eu comentava. Espero provocar esse efeito, pois acredito que a literatura, além de ser um prazer solitário, também possui o potencial de nos transformar socialmente”, afirmou a pesquisadora.

Clique aqui para ler a coluna de estreia de Luísa Gadelha

Luísa foi uma criança que gostava de ler, incentivada pelos pais, que eram “leitores vorazes”, como define a pesquisadora. Falta na sua memória qual foi seu primeiro livro, entre O diário de Anne Frank e Meu pé de Laranja Lima, mas ela afirma que ambas as obras marcaram sua vida. Depois, passou a ler tudo o que via pela casa e acabou herdando a biblioteca do avô. 

Segundo Luísa, ela até tentou negar que a literatura estava no seu caminho, cursou um ano de Ciência da Computação e quase reprovou nas aulas de cálculo por estar lendo o romance “O Vermelho e o Negro”, do escritor Stendhal. Depois prestou vestibular para Letras e segue na área até hoje.

Sobre Luísa Gadelha

Luísa Gadelha é graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Contribuiu com artigos sobre literatura e cultura em geral para portais como Diário do Centro do Mundo e Prosa Mirante. Tem poemas publicados em antologias e revistas digitais no Brasil e em Portugal. Atualmente, é doutoranda em Estudos Literários e Feministas pela Universidade do Porto.

Compartilhe: