Política -
Câmara de João Pessoa aprova Plano de Mobilidade Urbana da capital
Termômetro da Política
Compartilhe:
Matéria aprovada estabelece a Política Municipal de Mobilidade Urbana (Foto: Divulgação/CMJP)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (19), o Plano de Mobilidade Urbana da capital paraibana. A matéria de autoria do Executivo Municipal foi aprovada com apenas um voto contrário, do vereador Marcos Henriques (PT), que pediu para adiar a votação da pauta para que houvesse maior debate junto à sociedade. O pedido de adiamento foi rejeitado em plenário.

PLO 826/2021, que dispõe sobre o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa, estabelece as diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento de sua implementação, avaliação e revisão periódica com o objetivo de efetivar a Política Municipal de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal 12.587/2012, apontando direcionamentos sobre o transporte ativo, transporte público, sistema viário, planejamento urbano e gestão pública da mobilidade na microrregião de João Pessoa.

Veja também
Homeschooling: Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta educação domiciliar

Ao votar contra a matéria, o vereador Marcos Henriques apresentou um requerimento oral solicitando o adiamento para depois do final do mês de maio. “No dia 31 de maio, vamos realizar, aqui nesta Casa, uma plenária para debater o Plano Diretor de nossa cidade. Então seria melhor votarmos essa matéria depois desse debate. Hierarquicamente, o Plano Diretor é maior que o de Mobilidade Urbana, sendo assim o de mobilidade precisa estar adequado ao Diretor, que só será votado depois. Não houve uma discussão ampla com a sociedade sobre esse Plano de Mobilidade que deixou de contemplar muitas demandas da população de nossa cidade”, alegou. O requerimento não foi acatado pela maioria dos vereadores presentes no plenário.

Já o líder do governo, vereador Bruno Farias (Cidadania) esclareceu que o próprio Marcos Henriques havia alertado que a votação do Plano de Mobilidade estava atrasada, já que deveria ter acontecido até abril. “Essa votação não está atrasada por conta da Prefeitura porque desde dezembro esta matéria está nesta Casa. Ela já passou pelas comissões e recebeu parecer favorável em todas elas. Portanto, está pronta e madura para ser votada. Vídeos, fotos e imagens demonstraram, em audiência pública realizada nesta Casa, que a prefeitura realizou seis audiências públicas e reuniões temáticas sobre esse Plano de Mobilidade Urbana, por toda cidade”, rebateu Bruno que ainda ressaltou que a protelação da votação causaria danos à cidade por impedir a obtenção de recursos financeiros para ações na área de mobilidade. 

Fonte: CMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
cmjpmobilidade