Cultura -
Calcinha Preta e Zé Vaqueiro vão animar “Arraiá do Litoral”, em Cabedelo
Termômetro da Política
Compartilhe:
Anúncio da programação foi feito pelo prefeito Vitor Hugo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabedelo)

O Arraiá do Litoral, tradicional festa de São João no município de Cabedelo, volta a animar a Praça Getúlio Vargas após dois anos sem ser realizado de forma presencial, devido à pandemia de covid-19.

Os shows acontecem de 23 a 29 de junho, na Praça Getúlio Vargas, resgatando o melhor do forró com atrações locais e shows da banda Calcinha Preta e do cantor Zé Vaqueiro, no São Pedro.

Além das duas apresentações principais, o Arraiá do Litoral vai contar com shows de Mô Lima, Osmídio Neto, Fabiana Souto, Alberto Bakana e Stylo Ousado. O evento também promete muito forró em diversos pontos da cidade; todo o colorido com as Quadrilhas juninas; comidas típicas na Vila Cabedelo e o resgate e valorização da cultural local, com apresentações culturais e espetáculos.

A programação foi apresentada, nessa quinta-feira (19) pelo prefeito Vitor Hugo, em evento realizado no Casarão do Padre Espaço Criativo. Na ocasião, também teve as apresentações da quadrilha local Expresso do Litoral e do trio pé de serra Agudos do Forró.

Veja também
Bolsonaro admite ter ido na contramão do mundo em relação à condução do país na pandemia de covid-19

O prefeito Vitor Hugo anunciou as grandes atrações da festa e destacou que o evento contará com amplo Pavilhão coberto, uma Vila com a memória cultural de Cabedelo e toda estrutura e segurança para receber a população local e os turistas.

“É muito bom retomarmos as festividades aqui depois de dois anos muito difíceis. Voltamos, agora, a dar um pouco de alegria ao nosso povo. São dezenas de ambulantes, comerciantes que serão atendidos e beneficiados com o Arraiá, fortalecendo a economia local. Quero anunciar em primeira mão que vamos lançar, este ano, um projeto de ajuda financeira aos ambulantes que vão trabalhar no São Joao, para que eles possam adquirir sua mercadoria e movimentar nosso comércio. Esperamos um público grande, prestigiando nosso São Pedro que, sem dúvida nenhuma, já entrou no calendário junino do Estado como um dos mais fortes na Paraíba” destacou o prefeito Vitor Hugo.

Na programação preparada pelas Secretarias de Cultura e Turismo, estão atrações de renome nacional e estadual, com um foco maior no forró tradição. Além dos shows, o Arraiá contará com apresentações das Quadrilhas locais e convidadas, e da Locomotiva do forró.

O secretário de Cultura Igobergh Bernardo destacou que o Arraiá do Litoral 2022 vai atender a diversos bairros pela cidade, envolvendo mais de 300 artistas locais, com 6 grupos, 5 grupos de pé de serra, 5 grupos de cultura popular, 3 grupos de quadrilhas juninas, além de mais de 40 empreendedores criativos locais e mais de 30 comerciantes diretos.

Programação

O Arrastá pé em Cabedelo começa já no próximo dia 28, com o encontro de quadrilhas organizado pela Quadrilha local Expresso Junino.

No dia 4 de junho acontece o Forró do Mercado, no Mercado Público, com trio pé de serra. O projeto também será realizado nos dias 11 e 18 de junho.

Nos dias 8, 9 e 10 acontece a Festa do Padroeiro, com apresentações de grupos de cultura popular e forró pé de serra, no Casarão do Padre.

No dia 18 será vez do bairro de Jardim Manguinhos receber a programação do Arraiá, na praça local. Por lá, vão se apresentar quadrilhas juninas, trio pé de serra e, ainda, espetáculo teatral com a temática do São João.

No dia 22, o bairro do Renascer inicia a programação do Arraiá com apresentações de quadrilhas juninas e grupos culturais. No dia 23, apresenta-se a banda Stylo Ousado.

Os shows na Praça Getúlio Vargas, no Centro, começam na véspera de São João, dia 23 de junho, com Alberto Bakana e Mô Lima, no palco principal; e apresentações culturais na Vila São João.

No dia 24, a Praça recebe shows de Forró da Live e Osmídio Neto.

Os dias 25, 26 e 27 serão reservados às apresentações de grupos culturais e quadrilhas juninas locais e convidadas.

A programação de shows no Arraiá volta no dia 28, véspera de São Pedro, com shows de Calcinha Preta e da cantora Fabiana Souto, na Praça Getúlio Vargas.

O Arraiá do Litoral será encerrado no dia 29, com a apresentação do cantor Zé Vaqueiro e da banda, prata da casa, Stylo Ousado.

Fonte: Prefeitura de Cabedelo

Compartilhe: