Política -
Em sessão solene da ALPB, defensora pública Fernanda Peres se torna cidadã paraibana
Termômetro da Política
Compartilhe:
Título foi proposto pela deputada Cida Ramos (à direita) (Foto: Divulgação)

“Poder me considerar uma mulher Nordestina é uma honra imensurável; é sentir-me abençoada por ter sido acolhida quando, na verdade, sou eu quem devo profundas homenagens a todo o povo da Paraíba, um povo que me ensina, diariamente, a me tornar uma pessoa melhor”. O trecho faz parte do discurso emocionado da defensora pública Fernanda Peres, na última quarta-feira (18), quando recebeu o Título de Cidadã Paraibana em sessão solene da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A outorga do título foi proposta pela deputada Cida Ramos (PT) e aconteceu na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, em João Pessoa. Fernanda é defensora pública da Paraíba e coordena o Núcleo Especial de Defesa e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosa (NEPED). Sua atuação junto a esta população provocou o reconhecimento da sociedade civil organizada e da deputada, que é presidente da Comissão Parlamentar de Defesa das Pessoas com Deficiência.

Nascida em Uberaba, Minas Gerais, Fernanda formou-se em direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mudou para a Paraíba em 2011, quando passou a trabalhar no gabinete do Desembargador João Alves da Silva. Ingressou na DPE-PB em 2017, aprovada no primeiro concurso público da instituição, dando início a uma trajetória dedicada à defesa de pessoas vulnerabilizadas e oprimidas.

Veja também
Bolsonaro admite ter ido na contramão do mundo em relação à condução do país na pandemia de covid-19

Em seu discurso deixou clara a vocação para este exercício: “A decisão de ser defensora pública foi tomada desde a faculdade, quando pude participar das tão importantes atividades de extensão universitária que me aproximaram dos movimentos sociais, os quais posso dizer, com convicção, que são o norte de minha atuação profissional. Foi a partir dali que percebi que o Direito não faria nenhum sentido em minha vida se não fosse para estar junto do povo, trabalhando para o povo, sendo transformada pelo povo. E foi desde essa época que me comprometi a atuar ao lado desses movimentos, carregando em minhas costas, na minha colação de grau, a bandeira vermelha que os representa”.

Ao final do evento, bastante emocionada, falou um pouco sobre a importância que o título tem para si e para o seu trabalho: “Falar da importância do título, é falar da importância que a Paraíba e o povo representam pra mim. Receber esse título aumenta ainda mais a responsabilidade que eu tenho com o povo paraibano, que já tem meu compromisso de luta e que quando me agracia com esse título pode ter a certeza de que eu vou fazer o máximo pra que eu possa devolver tudo que eu recebo e fazer jus a essa homenagem”.

Sensibilidade

Autora da proposta, a deputada Cida Ramos destacou a importância do trabalho desempenhado por Fernanda na defesa das pessoas com deficiência. “O que me motivou a homenageá-la foi o fato dela ser uma excelente defensora, mas a sensibilidade, a força com que ela passa na defesa dos direitos de quem mais precisa, dos vulneráveis, dos que enfrentam preconceito, dos que enfrentam dificuldade. Eu me sinto extremamente representada e honrada por este título como cidadã, como professora, como mãe, como deputada, porque Fernanda faz a diferença”, disse Cida. A sessão também contou com a participação dos deputados estaduais Raniery Paulino e Estela Bezerra.

Espírito de luta

Defensora Pública-Geral (DPG) à época da nomeação de Fernanda, a subdefensora Madalena Abrantes destacou a relação de amizade das duas desde o resultado do concurso, quando Fernanda em muitos momentos encabeçou a luta dos aprovados pela nomeação.

“É justo, muito justo e merecido. Ela é uma defensora aguerrida, que luta pelos direitos, principalmente dos nossos assistidos. Lutou assim que chegou aqui, primeiro pela sua nomeação, coordenava todo grupo, era quem representava os outros concursados. Eu à época era presidente da Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDP) e assim foi a nossa luta continua. Nos identificamos bastante pelo espírito dela, aguerrida, pela sensibilidade compatível com o que é ser uma defensora pública”, lembrou Madalena.

Mantendo-a na função de coordenadora NEPED durante os dois mandatos, o DPG Ricardo Barros foi mais um a prestar homenagens à colega. “É mais do que merecida. Fernanda entrou no primeiro concurso da DPE está fazendo um excelente trabalho à frente da coordenadoria. Um trabalho reconhecido – tanto é que rendeu essa linda homenagem de cidadã paraibana pela deputada Cida Ramos. É uma defensora pública aguerrida, muito competente. Toda a Defensoria Pública se sente homenageada porque esse título não deixa de ser um reconhecimento à instituição”, disse.

PCD em pauta

Presidente do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, Carolina Vieira representou os movimentos de pessoas com deficiência de todo o Estado e fez questão de exaltar a importância da defensora para esta população: “Para nós, ela tem sido fundamental como humana e, principalmente, como defensora que tem trazido a luta e a pauta das pessoas com deficiência para dentro da Defensoria Pública. Se não fosse ela, hoje, ocupando esse espaço na coordenadoria, nós não teríamos passado por esse processo de pandemia com um pouco mais de conforto, acolhimento e dignidade. É isso que Fernandinha é para nós: é luz, é dignidade. Aqui na Defensoria, onde a gente grita e clama por ajuda, ela representa muito bem”, ressaltou Carolina.

A sessão também contou as presenças do subdefensor público-Geral Administrativo, Gerardo Rabello, o corregedor-geral da DPE-PB, José Alípio Bezerra de Melo, a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Liana Espínola Pereira de Carvalho, além de familiares, membros da Defensoria, servidores, amigos e estagiárias que tiveram a oportunidade de dividir experiências com Fernanda Peres.

Fonte: DPE-PB

Compartilhe: