Política -
Políticos lamentam morte do ex-senador Ivandro Cunha Lima; governador decreta luto oficial de três dias
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ex-senador Ivandro Cunha Lima (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Políticos paraibanos lamentaram a morte do ex-senador Ivandro Cunha Lima, falecido neste sábado (28), aos 93 anos. O governador João Azevêdo (PSB) decretou luto oficial de três dias e expressou pesar pela perda da figura que detinha influência na política estadual. Ivandro era avô de Bruno Cunha Lima (PSD), atual prefeito de Campina Grande.

“Quero lamentar o falecimento do ex-senador Ivandro Cunha Lima. A Paraíba perde um grande homem público, que deixa um legado construído ao longo dos seus 93 anos de vida. Estamos decretando luto oficial de 3 dias no estado e manifestamos toda nossa solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos!”, disse em mensagem João Azevêdo.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) também lamentou a morte do ex-senador. Ela destacou a trajetória de Ivandro e o seu papel na política paraibana. “Por fim, Daniella se solidariza com os familiares e os muitos amigos conquistados por Ivandro, e pede que Deus conforte os corações de todos que choram nesse momento de perda”, diz trecho da nota divulgada.

“Coração generoso e bondoso”

Nas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), destacou a relação de amizade e legado deixado por seu Ivandro, manifestando os sentimentos à família e amigos do ex-senador. “Recebi com tristeza a notícia da morte do meu amigo, paraibano ilustre, o ex-senador da República, Ivandro Cunha Lima. Homem de coração generoso e bondoso, Ivandro deixa um legado de respeito e integridade por onde passou. Tive a felicidade de conviver com ele por muitos anos, sempre ouvindo seus ensinamentos e vendo suas práticas. Meus sentimentos para toda sua família e amigos neste momento de dor. Que Deus o receba de braços abertos na eternidade”, publicou.

Sobre Ivandro

Nascido em Guarabira, em 26 de maio de 1930, Ivandro começou atuando na política estudantil, tendo sido presidente do Centro Estudantal Campinense. Decidiu entrar na política em 1966, após a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a instauração do bipartidarismo no Brasil. Filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar. Mesmo tendo se afastado por alguns momentos dos palanques, o ex-senador nunca deixou de figurar entre os líderes da política paraibana.

Veja também
Lei Geral do Esporte avança no Senado Federal

Foi eleito suplente de senador em 1974, assumindo a titularidade do mandato em 1977. Em 1980, assumiu a 1ª Secretaria do Senado.

Em 1982, quando terminou seu mandato de senador, Ivandro iniciou sua campanha para a Câmara Federal, desistindo durante a campanha por motivos de saúde. Voltou aos palanques junto ao irmão Ronaldo, como candidato a deputado federal. Ronaldo tornou-se governador e Ivandro foi representar a Paraíba na Câmara Federal.

No Governo de Ronaldo, assumiu a chefia da Casa Civil do Governador. Em 1994, foi reeleito deputado federal. Deixou os palanques novamente em 1998. Voltando às disputas, em 2020, na condição de 2º suplente de senador, na chapa encabeçada pelo sobrinho Cássio Cunha Lima, eleito com mais de 1 milhão de votos. Em sua carreira política sempre defendeu ações de desenvolvimento para a sua região.

Ele havia completado 92 anos de vida na última quinta-feira e, no mês passado, o ex-senador havia perdido um filho, o empresário Ivandro Cunha Lima Filho, vítima de complicações da covid-19.


 

Compartilhe: