Geral -
Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal contra influenza do Nordeste 
Termômetro da Política
Compartilhe:
Atualmente, o estado tem 51,8% da população alvo da campanha vacinada (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal para influenza do Nordeste. Atualmente, o estado tem 51,8% da população alvo da campanha vacinada, ficando atrás apenas do Piauí, com 54,6%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% desse público. Por conta da baixa adesão, neste sábado (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará novo Dia D de vacinação contra influenza, sarampo e covid-19. A abertura será realizada em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, às 9h. 

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Franciélia Carvalho, embora a Paraíba tenha um percentual para influenza maior que a cobertura geral do Nordeste, que é 42,8%, e do Brasil, que está em 44,1%, a adesão às campanhas de vacinação continuam baixa. A do sarampo, por exemplo, está com 50,7% de cobertura e tem meta de atingir pelo menos 95% do público alvo. 

“Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizadas. Reforçamos a necessidade de a gestão municipal empreender todos os esforços para a adesão da população nas campanhas contra o sarampo e influenza. Além de completar os esquemas de vacinação da covid-19, em especial as doses de reforço, visto que estamos entrando em um período de maior incidência das doenças respiratórias”, pontua. 

Veja também
Espetáculo MaRemoto mergulha nas inquietações sobre ser mulher

Franciélia Carvalho lembra que adolescentes entre 12 e 17 anos já podem tomar a dose de reforço, após quatro meses da aplicação da segunda dose do exquema vacinal primário. Ressaltamos ainda que essa dose reforça a segurança nas escolas, como também aumenta a proteção dos jovens que rotineiramente convivem em grupos. 

A SES recomenda ainda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação e disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Até o momento, de acordo com dados extraídos pela SES, 8.810.573 doses contra a covid-19 já foram aplicadas na população. A cobertura da população a partir de 18 anos é de 99,3% para a D1, 93,3% para a D2, 2,8% da dose única, 62,5% da primeira dose de reforço e 10,5% da segunda dose de reforço. Já a cobertura da população de 12 a 17 anos é de 82,9% para a D1 e 85,4% para a D2. E da população entre 5 e 11 anos é de 59,6% para a D1 e 32% para a D2. Sobre a cobertura de sarampo, a Paraíba tem 47,96% da população alvo vacinada. Para a influenza, a cobertura vacinal é de 49% do público alvo.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
influenzaVacinação