ads
Política -
Ex-ministro de Bolsonaro é preso pela Polícia Federal
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ex-ministro Milton Ribeiro é suspeito de favorecer pastores com liberação de recursos do MEC (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-ministro da Educação do Governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, foi preso na manhã desta quarta-feira (21) pela Polícia Federal. A prisão faz parte da operação “Acesso Pago”, destinada a investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Milton Ribeiro é suspeito de favorecer pastores com liberação de recursos da pasta.

Na manhã desta quarta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou o tom em referência a seu último auxiliar no comando do MEC. “Ele responda pelos atos dele”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio Itatiaia. Na época em que o escândalo envolvendo o ex-ministro e o suposto favorecimento de pastores veio à tona, o presidente da República chegou a dizer botaria “a cara no fogo” por Ribeiro.

Prática criminosa

Com base em documentos, depoimentos e Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária da Controladoria-Geral da União, reunidos em inquérito policial, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas.

Veja também
Ministro de Bolsonaro diz que governo não deve interferir no preço da gasolina

As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, após declínio de competência à Primeira Instância. A investigação corre sob sigilo.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 5 prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Outas medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas.

O crime de tráfico de influência tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses).

Com informações da Polícia Federal

Compartilhe: