ads
Política -
Podcast 40 Graus: PEC da Boca de Urna
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Foto: Reprodução/YouTube)

O Governo Bolsonaro se elegeu tendo entre suas bandeiras a promessa de “menos estado”, tem como presidente da República um senhor que sempre combateu as políticas assistencialistas, passou os três primeiros anos coerentemente se ausentando da sua função de assistir os mais necessitados com políticas econômicas efetivas para enfrentar a pobreza. Agora, este mesmo governo que se propunha até então a atender aos neoliberais faz um freio de arrumação e muda completamente de rumo. O objetivo é claramente eleitoral e mostra o tamanho do desespero de Bolsonaro para conseguir se reeleger. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do estado de emergência, também chamada de PEC do Desespero ou PEC do Arrombamento do Teto, é a prova que o presidente topa tudo para tentar reverter o iminente desastre eleitoral com um arremedo político, chancelado pelo Congresso, em ano de eleição.

No episódio 41 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira destrincham os diversos pontos da empreitada eleitoreira de Bolsonaro em forma de PEC, com seus possíveis resultados.

Também entram no debate outros fatos que mexeram com a política ao longo da semana: o pedido de instalação da CPI do MEC e a suspeita de interferência do presidente Jair Bolsonaro na investigação da Polícia Federal; o escândalo dos casos de assédio sexual na Caixa Econômica Federal envolvendo um dos principais assessores de Bolsonaro; os números do anuário da segurança pública; e os dados referentes ao desemprego no Brasil.

A política na Paraíba neste pós-São João também é destaque no programa. A eterna saga para saber quem será o vice na chapa do governador João Azevêdo continua, e Hugo Motta diz que ao Republicanos, só a vice interessa; o Governo da Paraíba encerra o ciclo de seu “Orçamento Participativo”, aqui chamado de Orçamento Democrático Estadual; e as candidaturas de jornalistas, comunicadores e influencers, que ganharam um concorrente de peso nesta semana.

Podcast 40 Graus é o programa em streaming do Termômetro da Política. Toda sexta-feira, um novo episódio com os fatos que esquentaram a semana no Brasil e na Paraíba.

Ouça nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ou assista diretamente no YouTube:

Compartilhe: