Política -
Ministério da Saúde é alvo de representações por suposto desvio interestadual de recursos do SUS
Termômetro da Política
Compartilhe:
Denúncia atinge pasta comandada pelo ministro paraibano Marcelo Queiroga (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro paraibano Marcelo Queiroga é alvo de representações na Procuradoria do Distrito Federal e no Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União. O autor das ações que pedem apuração de suposta improbidade no Ministério da Saúde é o deputado federal Ivan Valente (PT-SP), que denuncia suposta prática de desvio interestadual de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acham plausível que estas verbas para saúde em cidades do Maranhão atendam a critérios técnicos? Igarapé Grande recebeu 30 vezes mais que média nacional, Santa Quitéria realizou 2 exames de fígado por habitante e Pedreiras extraiu 19 dentes per capita em 1 ano?”, publicou Ivan Valente em seu perfil no Twitter, denunciando que se trata de desvio de recursos públicos.

Veja também
Previsão da inflação para 2023 sobe pela 14ª vez consecutiva

Além dos pedidos de representação, Valente solicitou que a Câmara dos Deputados convoque o ministro Marcelo Queiroga para explicações.

Números fora da realidade

Os números referentes a procedimentos de saúde apresentados pelos municípios estão fora da realidade, conforme denuncia o deputado Ivan Valente. De acordo com o parlamentar, houve no ano de 2020, somente no município de Afonso Cunha, 6 ultrassonografias transvaginais por mulher e 17 procedimentos para a próstata por homem acima de 40 anos.

Na denúncia, o deputado expõe os percentuais de aumento de recursos do Ministério da Saúde para cidades do Maranhão: “Bom Lugar do MA nem tem hospital mas aumentou 1300% procedimentos de alta e média complexidade. Paulo Ramos, aumento de 1300%. Luís Domingues, 39000%. Cidade de Governador Luiz Rocha, 12500%. São dezenas de cidades maranhenses no esquema com números fictícios para as PROPINAS”, alerta o parlamentar.

Compartilhe: