Política -
A Voz de Marielle: site transforma rosto da vereadora em ‘janela’ para seus discursos
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Marielle Franco foi e é um símbolo de luta para mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas (Imagem: Reprodução)

O rosto da ex-vereadora Marielle Franco é um símbolo que espalhou pela internet, foi gravado nas paredes de Norte a Sul do Brasil e percorreu o mundo. Agora, as imagens ganham voz por meio de uma ferramenta que identifica o rosto da vereadora e inicia a reprodução de falas realizadas como parlamentar da cidade do Rio de Janeiro. O site “A Voz de Marielle” transforma o rosto da ex-vereadora em uma “janela” para seus discursos, suas ideias e para manutenção da sua memória. O assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes completou 4 anos e os mandantes do crime ainda são desconhecidos.

O site utiliza uma ferramenta de reconhecimento facial, que foi alimentada por um banco com centenas de fotos, vídeos e ilustrações da ex-vereadora. O usuário deve apontar a câmera do celular para qualquer imagem de Marielle, sendo ela física ou digital, e a ferramenta começará a reprodução de trechos dos discursos da vereadora.

Veja também
Confiança da indústria brasileira volta a cair, revela FGV

Os trechos também estão disponíveis na galeria do site, com uma seleção das primeiras vezes que a deputada discursou, concedeu entrevista e defendeu Projetos de Lei como vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em outros discursos, Marielle fala sobre a violência nas favelas, sobre a ditadura militar, a intolerância religiosa e a greve dos trabalhadores.

A Voz de Marielle foi desenvolvido pela VMLY&R e Vetor Zero em parceria com o Instituto Marielle Franco e apoio da Dahouse.

Assista ao primeiro discurso de Marielle na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro:

Compartilhe:
Palavras-chave
marielle