Cultura -
Primeiro álbum da carreira solo de Guga Limeira está disponível nas principais plataformas digitais de música
Termômetro da Política
Compartilhe:
Trabalho conta com 8 canções autorais e participação de músicos paraibanos como Costinha e Helinho Medeiros (Foto: Kécia Andrade/Divulgação)

O cantor e compositor Guga Limeira lança seu primeiro álbum solo nas principais plataformas digitais de música. O álbum homônimo do artista, que possui trabalhos anteriores com a Troça Harmônica, Banda-Fôrra e Quadrilha, traz 8 faixas autorais, algumas já conhecidas pelo público, como o single “Amódio”, que foi lançado 12 de junho. No Spotify, o disco pode ser ouvido através do link  https://sptfy.com/gugalimeiranospotify. Já no YouTube, as músicas podem ser ouvidas em https://bit.ly/gugalimeirayoutube .

Em seu álbum de estreia, Guga Limeira sintetiza sua até então trajetória na música e na poesia, falando sobre amor, sobre a felicidade e sobre cantar – ora em tom mais existencial, ora em tom mais bem humorado. O tema parece ser a tentativa de consolidar uma voz (que canta) e outra voz (que fala nas letras). Metade das faixas foram escritas em parceria (com Lucas Dourado, Amorim e Hugo Limeira), forma de trabalhar da qual o músico se alimenta e persegue. Há neste trabalho músicas desde a primeira fase da Banda-Fôrra, da qual Guga é vocalista, como “Uivo”, até outras escritas já durante o isolamento social imposto pela pandemia, como “Amódio” e “Tudo que eu preciso ter”.

Para o cantor e compositor, a vontade com este disco era gravar algo completamente distinto do que já tinha feito anteriormente com seus trabalhos junto à Quadrilha e A Troça Harmônica, que têm um som calcado nos violões e guitarras sob as camadas de vozes; e dos discos da Banda-Fôrra, que possuem uma formação clássica de rock’n’roll.  A principal diferença neste álbum de estreia é o instrumental, que explora um universo jazzístico.

Veja também
Game que tira sarro com bolsonaristas ganha data de lançamento

 “O disco tem forte linguagem pianística. Também conto com um potente trio de metais, que é algo com o qual eu jamais havia gravado. Há também o violão que, embora não seja tocado por mim, está marcado pela forma como eu toco esse repertório – os arranjos nascem ali. Ouvimos muito, Amorim (produtor e diretor musical) e eu, os primeiros discos de Maria Rita, o ‘Pérola Negra’ de Luiz Melodia, também discos de estreia!”, explica Guga Limeira.

O álbum tem produção e direção musical de Amorim, seu parceiro na banda Quadrilha, também responsável pelos arranjos e pelos violões, guitarras e contrabaixos nas faixas. O piano é de Helinho Medeiros, instrumentista e professor de música da UFPB, que gravou remotamente em 3 sessões de vídeo-chamadas, já que o disco foi gravado entre fevereiro e maio de 2021, um dos períodos mais críticos da pandemia da covid-19. O trio de metais é composto por Costinha (saxofone) Azeitona (trombone) e Emanoel Barros (trompete), músicos que possuem vasta experiência de regência, orquestra e formações diversas. As baterias e percussões foram gravadas por Gledson Meira, professor da UFPB e integrante da banda de Chico César. O trabalho foi realizado com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc por meio do edital 005/2020, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Quem é Guga Limeira

Paraibano de João Pessoa, Guga Limeira fez um trajeto pela dança, teatro e pela poesia antes de se lançar cantor e compositor. Lançou dois livros de poemas, “Cheiro de Nova Estação” (CBJE/RJ, 2008) e “Versorragia” (Edições Funesc/PB, 2012). Como integrante da banda A Troça harmônica lançou disco homônimo em 2015, Um EP (2015) dois discos com a Banda-Fôrra, “Trilha” (2018) e “Baladas para adiar o fim do mundo” (2022) e três EPs com a Quadrilha (2019 e 2020). Além disso, possui músicas gravadas por  Nathalia Bellar, Caburé, Elon e Toni Silva. Ainda em 2022 o disco de Pedro Indio Negro sairá com duas músicas do compositor. 

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe:
Palavras-chave
guga limeiramúsica