Geral -
Com mapas colaborativos, projeto evidencia áreas de João Pessoa que precisam de mais investimentos
Termômetro da Política
Compartilhe:
As cores laranja e amarelo no mapa indicam áreas da cidade onde as condições de vida são mais baixas; regiões em vermelho possuem condições de vida muito baixas (Imagem: Divulgação)

Reunir vizinhanças, comunidades, ongs, empresas, grupos de pesquisa e extensão, artistas, ativistas e professores para melhorar as formas de viver em João Pessoa e preparar o cidadão para cumprir com seu potencial na transformação da cidade que deseja. Esta é a proposta do coletivo Pedagogia Urbana, um grupo de pesquisadores e ativistas sociais que busca transformar os modos de ser na capital paraibana a partir da democratização da informação acerca dos espaços urbanos.

De acordo com o site do coletivo, que oferece mapas de João Pessoa sob diferentes variáveis, com informação e engajamento é possível catalisar e desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida e fortaleçam as comunidades locais.

“Buscamos sempre um caminho revolucionário – e possível – através da nossa inteligência coletiva para romper com padrões de opressão e exploração, criar tecnologia social e promover ações de cuidado com a nossa cidade e um sentimento de pertencimento”, diz o coletivo.

Veja também
Podcast 40 Graus: e as campanhas?

Partindo do pressuposto de que mapas são mecanismo de defesa, transparência e acesso à informação, o projeto evidencia áreas da cidade que precisam de mais investimentos. Mais adiante, a ideia é descentralizar para atualização em modo colaborativo.

“Consideramos que um bom mapa é indispensável na hora de fazer escolhas para a nossa cidade, para garantir o controle social, a participação da sociedade civil na formulação e monitoramento de políticas públicas diversas e definir as nossas ações”.

Nessa modalidade de mapeamento, o projeto tem como objetivo representar particularidades do território da cidade destacadas pelos residentes e engajar diferentes atores sociais para estabelecer propostas em temas específicos, como por exemplo mostrar ruas que há anos constam como calçadas mas ainda estão no barro. “Todas as atividades necessárias para o mapeamento são realizadas com muita interação, investigação e troca de conhecimento”, diz texto do site.

O projeto Pedagogia Urbana é ligado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Clique aqui para acessar o site do coletivo, e aqui para acompanhar as publicações no Instagram.

Com informações do site Pedagogia Urbana

Compartilhe: