Eleições -
Em 1º debate, Pedro apresenta propostas para educação, saúde e desenvolvimento
Termômetro da Política
Compartilhe:
Pedro defendeu a educação como a grande política pública para diminuir as desigualdades presentes na Paraíba de hoje (Foto: Divulgação)

O pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), participou do primeiro debate das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7) pela TV Manaíra. Pedro defendeu um novo momento para o Estado, quando apresentou propostas para diversas áreas, entre elas educação, saúde e desenvolvimento.

Pedro defendeu a educação como a grande política pública para diminuir as desigualdades presentes na Paraíba de hoje. “Temos uma realidade social no nosso Estado muito dura de 603 mil paraibanos sobrevivendo com apenas R$ 89 por mês. É por esta razão que temos um compromisso muito forte com a educação, porque só a educação consegue combater com eficiência a desigualdade social. A gente precisa ensinar nossa criança a ler e escrever na idade certa. Duas de cada três crianças no nosso Estado estão fora da creche, porque não têm vaga em creche. Para combater desigualdade e resolver essa situação dramática nada é mais eficiente do que o investimento concreto na educação”.

O pré-candidato defendeu um programa sólido de fortalecimento da educação. “A gente vai reformar escolas, que estão em situação calamitosa. Precisamos de um amplo programa de reforma de escolas já no primeiro ano de governo. Tem merenda estragada sendo servida na Escola Estadual de Assunção; em João Pessoa o teto de uma escola caiu e feriu três alunos. Em Campina tem escola que ainda está no modelo remoto, porque a estrutura não comporta os alunos. A gente vai ter um programa muito dedicado à educação porque esse é o principal caminho para combater a desigualdade social”.

Veja também
Inflação: um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês, revela pesquisa

A saúde é outra prioridade, acabando com a corrupção e aumentando os investimentos. “Primeiro passo para melhorar a saúde pública no nosso Estado é não roubar nem deixar roubar. Nós vamos criar a Delegacia da Saúde, para que todos os contratos de saúde pública passem por uma estrutura que fiscalize de perto. É preciso ter transparência. A Paraíba hoje ocupa o 24º lugar em Transparência, segundo levantamento do Ministério Público Federal. Quem não é transparente tem tudo para desviar recursos. A gente tem um governo hoje que chegou ao poder, a Paraíba toda sabe e lamenta, com dinheiro desviado da saúde pública, como nos mostrou a Operação Calvário”, disse Pedro.

Pedro defendeu uma saúde que chegue em todas as regiões de saúde do Estado. “Além disso precisamos descentralizar a saúde. Temos muitos hospitais municipais que podem receber apoio financeiro para funcionar melhor e atender as regiões. No Hospital Municipal de Lagoa Seca, por exemplo, pode existir uma maternidade para atender não só Lagoa Seca, mas também Alagoa Nova, Matinhas, basta o Governo do Estado fazer esse apoio financeiro. Além de toda a rede do terceiro setor, que também será fortalecido no nosso governo”, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa do candidato Pedro Cunha Lima

Compartilhe: