Política -
Leitura da Carta mobiliza Brasil pela defesa da democracia; lista ultrapassa 1 milhão de signatários
Termômetro da Política
Compartilhe:
Carta é assinada por professores, banqueiros, artistas, ex-presidentes e candidatos à Presidência da República (Foto: Divulgação/FDUSP)

A leitura da carta que mobilizou todo o Brasil em defesa da democracia impulsionou a lista de signatários, que passou de 1 milhão nesta quinta-feira (11). O movimento foi lançado após sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Estado Democrático de Direito e ao sistema eleitoral brasileiro. A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” é assinada por professores, banqueiros, artistas, ex-presidentes e candidatos à Presidência da República.

A carta foi lida em todo o país em diversos eventos, muitos realizados simultaneamente. O principal deles aconteceu na sede da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), que iniciou a mobilização nacional.

Veja também
Conselho de Ética da Câmara do Rio de Janeiro pede cassação do vereador Gabriel Monteiro

O ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, participou da leitura do texto, destacando a união de empresários e trabalhadores em defesa da democracia. “Hoje é um momento inédito em que capital e trabalho se unem em defesa da democracia”, ressaltou.

Na Paraíba, classe política fugiu do ato

Classe política na Paraíba evitou o ato em defesa da democracia (Foto: Anderson Pires)

Houve pouca adesão da classe política na Paraíba. Embora alguns dos candidatos ao Governo do Estado tenham feito questão de assinar, como João Azevêdo (PSB), que concorre à reeleição, e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), nenhum deles foi visto no ato que marcou a leitura da carta em defesa da democracia, realizado às 14h, em frente ao Lyceu Paraibano, no Centro de João Pessoa. Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL) sequer assinaram.

Os candidatos ao Senado Federal, Ricardo Coutinho (PT) e Pollyanna Dutra (PSB), assinaram a carta, mas assim como Veneziano e João, também não foram ao evento.

Clique aqui para assinar a carta em defesa da democracia

Diversos parlamentares paraibanos publicaram mensagens nas redes sociais em defesa da democracia e incentivando seus seguidores para que também assinassem a carta. O deputado estadual Anísio Maia (PSB), identificado com a esquerda na Paraíba há mais de 50 anos, esteve presente no evento.

Com informações da FDUSP

Compartilhe:
Palavras-chave
cartademocracia