Eleições -
Ricardo inelegível: ministra Rosa Weber mantém ex-governador inapto a disputar as eleições deste ano
Termômetro da Política
Compartilhe:
Decisão no Supremo mantém Ricardo Coutinho fora da disputa nas eleições deste ano (Foto: Reprodução/Instagram/realrcoutinho)

Ricardo Coutinho continua inelegível. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de Tutela Provisória Antecedente feito pela defesa do ex-governador e candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores na chapa encabeçada por Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

A defesa de Ricardo buscava reverter o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou por abuso de poder econômico ou político, tornando-o inelegível.

Veja também
PT rachado de novo? Campanhas de Luciano e Lucélio são lançadas sem a presença de Ricardo

“Ante o exposto, com fundamento no art. 21, § 1º, do RISTF, nego seguimento à presente Petição. Publique-se.”, determinou a ministra Rosa Weber.

Com a decisão, o ex-governador Ricardo Coutinho segue fora da disputa para o cargo de senador nas eleições deste ano.

Ataque à imprensa, teorias conspiratórias e “fico”

Em resposta à decisão da ministra Rosa Weber, Ricardo Coutinho utilizou suas redes sociais para atacar a imprensa por meio de teorias conspiratórias ao classificar a divulgação do ato como “um golpe sorrateiro e midiático”. Ricardo deu um “fico”, garantindo que segue candidato, apesar do impedimento, e que aguarda o julgamento do mérito pelo STF.

“Gostaria de esclarecer a todos os meus companheiros e companheiras que a sanção de inelegibilidade aplicada pelo TSE continua em discussão no STF. O assunto ainda será debatido no próprio Recurso Extraordinário mencionado e, além disso, aguarda avaliação no âmbito da Tutela Provisória Incidental requerida no ARE 1363103, interposto na AIJE 2007-51.2014”.

Matéria alterada às 15h17 do dia 13.08.2022 para acréscimo da resposta de Ricardo Coutinho.

Compartilhe: