Internacional -
Relações diplomáticas entre Venezuela e Colômbia são retomadas após três anos de rompimento
Termômetro da Política
Compartilhe:
Rander Peña Ramírez, vice-ministro de relações exteriores da Venezuela, e Armando Benedetti, embaixador da Colômbia na Venezuela (Foto: Reprodução/Twitter)

A volta das relações entre Colômbia e Venezuela é a primeira vitória política internacional do presidente colombiano Gustavo Petro.

O encontro entre representantes dos dois países aconteceu neste domingo (28) com a chegada a Caracas, capital venezuelana, do embaixador colombiano Armando Benedetti, conforme informou o Portal G1.

Benedetti, que ocupava o cargo de senador pela Colômbia, se reuniu com o vice-ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Rander Peña Ramírez.

Veja também
Polícia Federal faz operação contra exploração sexual infantil na internet

Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira de 2.219 km, que tem sido palco de conflitos entre grupos armados, incluindo o Exército de Libertação Nacional (ELN) e dissidentes das Farcs. Os países afirmam que trabalharão para reforçar a segurança no local.

O plano de retomar as relações diplomáticas foi exposto em declaração conjunta feita no final de julho por representantes do governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e de Gustavo Petro, que assumiria o cargo de presidente da Colômbia no início de agosto.

Nicolás Maduro rompeu relações com a Colômbia em fevereiro de 2019 por divergências com o então presidente colombiano Iván Duque, um dos primeiros a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Com informações do G1.

Compartilhe:
Palavras-chave
colômbiavenezuela