Justiça -
Ministro Raul Araújo toma posse como membro efetivo do TSE na próxima terça-feira
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ministro Raul Araújo ocupa o cargo de membro substituto no TSE desde 2020 (Foto: Divulgação/STJ)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (6), às 18h30, a cerimônia de posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo no cargo de membro efetivo daquela corte para o biênio 2022-2024. A solenidade poderá ser acompanhada pelo canal do TSE no YouTube.

Para a mesma ocasião, está prevista a eleição do próximo corregedor-geral eleitoral, em substituição ao ministro do STJ Mauro Campbell Marques, cujo mandato na corte se encerrou nesta quinta-feira (1º).

O ministro Raul Araújo – que ocupa o cargo de membro substituto no TSE desde 2020 – foi indicado para titular no dia 9 de agosto pelo Pleno do STJ, que também aprovou a indicação da ministra Isabel Gallotti como substituta.

Veja também
STF vai analisar caso de inelegibilidade de prefeito na Paraíba

Na composição do TSE, dois dos sete membros titulares são ministros do STJ, assim como os respectivos substitutos. O período de cada um na Justiça Eleitoral é de, no máximo, dois anos como substituto e dois anos como titular.

Currículo

Natural de Fortaleza, o ministro Raul Araújo é bacharel em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo concluído os créditos do curso de mestrado em direito público pela Faculdade de Direito da UFC. Exerceu as funções de advogado e de procurador-geral do Estado do Ceará, antes de tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de seu estado, em 2007.

Chegou ao STJ em 2010. Atualmente, é membro da Quarta Turma, da Segunda Seção – colegiados em que já exerceu a presidência – e da Corte Especial. Ocupou o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, a partir deste mês, exercerá a função de membro efetivo daquela corte, para o biênio 2022-2024.

Raul Araújo foi corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

O ministro também atua na área acadêmica. É professor licenciado da Universidade de Fortaleza, na qual coordenou o curso de especialização em direito tributário.

Fonte: STJ

Compartilhe:
Palavras-chave
raul araújostjtse