Eleições -
Decisão do TRE-PB contra registro da candidatura de Ricardo não abala campanha do petista ao Senado
Termômetro da Política
Compartilhe:
Apesar da decisão contra o registro da candidatura, campanha de Ricardo (centro) continua; petista é o candidato de Lula na Paraíba para o Senado (Foto: Reprodução/Instagram/realrcoutinho)

Nada mudou na campanha do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). A decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) proferida nessa sexta-feira (9) contra o registro da candidatura do petista era até esperada. Prevaleceu na corte o entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE), que considera Ricardo inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, em decorrência de condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político com viés econômico nas eleições de 2014. Apesar da negativa, o indicado de Lula na Paraíba ao Senado continua candidato e deve recorrer da decisão ao TSE e até ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Em que pese a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, proferida na data de hoje [ontem], julgando procedente a impugnação contra o registro da candidatura de Ricardo Coutinho, deve-se informar que, além de caber recurso ao TSE, incumbirá ainda ao STF dar a palavra final sobre a candidatura de Ricardo Coutinho”, disse a defesa de Ricardo Coutinho, em nota, logo após a decisão do TRE-PB.

Ricardo também se manifestou, por meio de suas redes sociais, minutos após a decisão. “A campanha está melhor do que nunca. O resultado do TRE, para nós, não foi nenhuma surpresa. A decisão será nas urnas, e nós venceremos nas urnas”, disse o ex-governador, que lidera todas as pesquisas na Paraíba de intenção de voto para o Senado.

Adversários comemoram decisão

Nas redes sociais digitais, os principais adversários do candidato de Lula na Paraíba comemoraram a decisão do TRE-PB contra o registro da candidatura de Ricardo. Bruno Roberto (PL) parafraseou uma frase famosa do seu padrinho político, Jair Bolsonaro (PL), e publicou “grande dia para a Paraíba”. Efraim Filho (União Brasil) destacou o fato de ser ficha limpa. A candidata Pollyanna Dutra (PSB), que sonha em herdar os eleitores de Ricardo, tripudiou com indireta: “quando o povo quer, o destino dá um jeito”.

Compartilhe: