ads
Eleições -
Veneziano foi o único candidato a governador presente em evento da Articulação do Semiárido
Termômetro da Política
Compartilhe:
Segundo Veneziano, uma das suas bandeiras de luta é construir soluções concretas para as demandas crescentes dos agricultores familiares da Paraíba (Foto: Divulgação)

O candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, foi o único candidato ao Governo da Paraíba a participar, nessa sexta-feira (9), do encontro da Articulação do Semiárido (ASA), em Campina Grande. Na oportunidade, ele reassumiu seu compromisso com as demandas das comunidades rurais para o Estado. “Diferente da atual gestão, que nunca recebeu as lideranças da ASA, nossa gestão será de diálogo e resolutividade permanente com as demandas dos agricultores familiares”.

Segundo Veneziano, uma das suas bandeiras de luta é construir coletivamente, com as comunidades rurais do Estado, soluções concretas para as demandas crescentes dos agricultores familiares da Paraíba. Ele lembrou que, nos cargos que já exerceu, sempre apoiou e defendeu a agricultura facilitar. “Quando prefeito de Campina Grande, desenvolvemos um arrojado programa de combate à fome, implantando restaurantes populares e cozinhas comunitárias, com refeições a R$ 1 o almoço, e R$ 0,50 o café e a janta, e todos os alimentos usados para matar a fome do nosso povo eram adquiridos da agricultura familiar. E nós vamos continuar estendendo o que fizemos em Campina para toda a Paraíba, valorizando quem produz, diferente da atual gestão estadual que, sequer, recebe as lideranças da ASA”, disse.

Além disso, Veneziano lembrou que vai fortalecer as ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza; e criar um programa de microgeração de energia solar para pequenos agricultores.

Veja também
Evento promovido por conservadores bolsonaristas quase termina na bala

Em entrevista à imprensa presente ao evento, o Coordenador Executivo da ASA, Sérgio Oliveira, e lideranças dos sete territórios da Asa que se fizeram presentes agradecem a presença do candidato a governador Veneziano, ao tempo em que lamentaram a ausência do atual governador, João Azevêdo. “As lideranças dos sete territórios da ASA agradecem o compromisso de Veneziano de estar aqui presente, assumindo as demandas do Semiárido paraibano. A Paraíba e o Brasil querem gestores comprometidos com as nossas causas”, disse Sérgio Oliveira.

Ainda segundo Sérgio Oliveira, o evento teve uma grande importância, pois foi feita uma análise de conjuntura política com foco no processo eleitoral. “Precisamos reacender os movimentos populares. Esse é o nosso desafio. Precisamos reforçar a importância do povo estar nas ruas, lutando contra as perdas de políticas públicas e os retrocessos. As eleições de 2022 são uma oportunidade para mudar essa conjuntura, se elegermos representantes que defendam as pautas e demandas dos povos do Semiárido”, disse.

Quem também deixou seu recado de compromisso com os agricultores familiares junto com Veneziano e Lula foi o candidato a senador Ricardo Coutinho (PT). “Essa união de Veneziano governador, Ricardo senador e Lula presidente é fundamental para a restruturação da agricultura familiar e a agroecologia aqui na Paraíba”, disse RC.

Ao final do encontro, Veneziano assinou a “Carta da ASA”, firmando compromissos com a “garantia do acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis e combate a processos de desertificação”, garantindo “a retomada da construção do bem-viver no Semiárido, em especial para os povos que vivem no meio rural, agricultoras e agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas, e comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, caatingueiras, geraizeiras, vazanteiras, ribeirinhas, pescadoras, quebradeiras de coco, povos de terreiros e outros”.

Fonte: Assessoria de imprensa do MDB-PB

Compartilhe: