Justiça -
Partido Verde questiona lei sancionada por Bolsonaro que reduz área de floresta em 40%
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lei sancionada por Bolsonaro visa permitir a regularização de assentados, assim como beneficiar donos de chácaras (Foto: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente)

O Partido Verde (PV) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com ação para questionar a Lei Federal 14.447/2022, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que altera os limites da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, reduzindo sua área em aproximadamente 40%. O ministro Gilmar Mendes é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7243.

O partido argumenta que a lei é inconstitucional, pois se afasta do compromisso de proteção adequada e suficiente ao meio ambiente, deixando, inclusive, de prever a área a ser compensada a partir das novas destinações autorizadas pela norma.

Veja também
Polícia Federal combate fraude na obtenção de registro para atiradores

Na avaliação do partido, a norma também afronta o princípio da proibição do retrocesso, na medida em que, ao propor uma proteção insuficiente do meio ambiente equilibrado e indisponível, impõe retrocesso em matéria de proteção à vida, à natureza e à saúde pública. “Os atos estatais não podem, sob pena de incorrer em inconstitucionalidade material, reduzir o âmbito de proteção de direitos sociais e ambientais”, afirma.

Fonte: STF

Compartilhe:
Palavras-chave
florestapvstf