Geral -
João Pessoa terá gratuidade do transporte público no dia de votação do segundo turno das Eleições 2022
Termômetro da Política
Compartilhe:
Empresas deverão atuar com frota normal, ou seja, mantendo em circulação as 73 linhas de ônibus que funcionam em dias úteis (Foto: Divulgação/PMJP)

O prefeito Cícero Lucena (PP) informou, na manhã desta sexta-feira (21), que será estabelecida a gratuidade no transporte público municipal para o segundo turno das eleições 2022. A expectativa é de que a medida seja publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (24), assegurando que as empresas atuem com frota normal, ou seja, mantendo em circulação as 73 linhas de ônibus que funcionam em dias úteis.

“O voto é a maior manifestação de cidadania e é importante que medidas sejam tonadas para facilitar o acesso dos eleitores e incentivar a sua presença nas urnas. Esse é um movimento que aparece em grandes cidades do Brasil e também em João Pessoa, onde o transporte público vai funcionar de forma gratuita e com frota completa no próximo dia 30”, assegurou.

O passe livre valerá das 6h às 20h do domingo (30), para qualquer pessoa que deseje embarcar nos veículos. De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana da Capital, desta forma, a cidade estará atendendo a uma recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou prefeituras e empresas de ônibus a oferecerem o serviço sem cobrança da tarifa.

“Através da compreensão do prefeito Cícero Lucena e em diálogo com as empresas, entendemos que esta gratuidade colabora com o processo democrático, assegurando os deslocamentos das pessoas e auxiliando na garantia do direito de exercerem o voto”, ressaltou Expedido Leite Filho.

Projeto de indicação na Câmara Municipal

O vereador Marcos Henriques (PT) havia apresentado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nessa quinta-feira (20), projeto indicativo solicitando a gratuidade do transporte público para os pessoenses. Segundo consta na indicação, o objetivo é garantir condições para que o direito ao voto seja facilitado na capital.

“A eleição precisa ser votada pelos mais diversos segmentos da população. (…) Também conversarei com o governador para ter o transporte intermunicipal, porque isso trará democracia ao país. Seja quem for eleito, que haja um nível de abstenção menor”, explicou.

A justificativa do projeto relata que pelo menos outras dez capitais brasileiras já anunciaram medidas e oferecerão a gratuidade no transporte público coletivo.

Ele finalizou enfatizando: “Não se abstenha de votar, seja qual for a classe social. Encare seu voto de forma responsável, refletindo o que você deseja para o nosso país. O importante é exercer seu papel de cidadão mediante um momento político tão sério, que são as eleições para Presidente da República e Governador do Estado”.

Fonte: PMJP e CMJP

Compartilhe: