Eleições -
Tentativa de golpe: PRF descumpre ordem do TSE e realiza mais de 500 operações impedindo tráfego de eleitores
Termômetro da Política
Compartilhe:
PRF fez 88% mais abordagens neste segundo turno do que no primeiro; metade das operações aconteceu no Nordeste, região onde Lula tem maior vantagem sobre Bolsonaro (Foto: Divulgação/PRF-BA)

Uma tentativa de golpe de Estado foi colocada em curso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30), em todo o Brasil, especialmente na Região Nordeste. A corporação descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou operações em todo o país, impedindo o acesso de eleitores aos locais de votação no segundo turno das eleições gerais.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, havia proibido na noite desse sábado (29) a PRF de realizar qualquer operação que afetasse o transporte público de eleitores no dia de hoje.

A PRF realizou 297 abordagens a ônibus no primeiro turno das eleições de 2022, realizadas no dia 2 de outubro. Ao todo, até o início da tarde deste domingo, o total de abordagens é 88% maior em comparação ao 1º turno.

Golpe operacionalizado

O Nordeste, local de maior concentração das operações, é a região onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve maior vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Das 549 operações registradas, 272 foram realizadas no Nordeste (49,5% do total).

Veja também
Livro que analisa trajetória do Governo Bolsonaro está com download gratuito até este domingo

Foram registradas pelo menos 560 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte de eleitores. De acordo com levantamento publicado pelo portal G1, as primeiras 549 operações registradas se distribuíam da seguinte forma pelo país:

  • 272 operações no Nordeste (49,5% do total);
  • 59 no Norte (10,7%);
  • 48 no Sudeste (8,74%), e
  • 48 no Sul (8,74%).
Diretor-geral da PRF é bolsonarista e precisou ser intimado pelo TSE para que ordem fosse cumprida

No sábado (29), o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pediu voto para o presidente Jair Bolsonaro em seu perfil na rede social Twitter, mas logo depois a publicação foi apagada. Após denúncias vindas de todo o país sobre a tentativa de golpe protagonizada pela PRF para atrapalhar o deslocamento de eleitores até os locais de votação, Vasques foi intimado a prestar esclarecimentos na sede do TSE sobre o motivo dessas operações.

Deixem o Nordeste votar

A tentativa de golpe de estado protagonizada pela PRF causou revolta nas redes sociais. De acordo com o Broadcast Político, A frase “deixem o Nordeste votar” se tornou o assunto mais comentado do Twitter no começo da tarde deste domingo.

Com informações do portaç G1.

Compartilhe: