Política -
Deputado Wallber Virgolino quebra decoro ao cometer e incitar crime previsto no Código Penal
Termômetro da Política
Compartilhe:
Deputado Wallber Virgolino é um dos principais apoiadores na Paraíba do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Instagram)

O deputado estadual reeleito Wallber Virgolino (PL), um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Paraíba, carrega consigo o discurso de quem supostamente trabalha para defender os valores conservadores, o respeito às leis, a pátria, mas, na prática, o autoproclamado “fiscal do povo” se comporta como um inimigo da pátria ao violar o Código Penal e incitar seus seguidores à mesma conduta criminosa.

Nesta segunda-feira (31), em seu perfil na rede social Instagram, o deputado quebrou o decoro parlamentar ao fazer apologia à ditadura militar, insinuando que as Forças Armadas deveriam cometer um golpe contra a democracia. “Exército Brasileiro, nos livre destes podres poderes”, diz o texto na imagem publicada por Wallber Virgolino.

Veja também
Gilmar Mendes dá três dias para que Aras se manifeste sobre pedidos de inquérito contra aliada de Bolsonaro

Esse tipo de apologia à ditadura militar é crime no Brasil, previsto no próprio Código Penal. A nova redação, que inclui um parágrafo único no Artigo 286, sobre incitar publicamente a prática de crime, foi dada pela Lei 14.197, de setembro de 2021, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto é preciso ao tipificar o ato de Wallber como crime: “Incorre na mesma pena quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade.”

O ato antidemocrático do deputado Wallber Virgolino também viola a Lei 1.079, de abril de 1950, que tipifica os crimes de responsabilidade contra a existência política da União. Ao incitar as Forças Armadas contra os Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – Wallber viola os artigos 5 e 6, pois também se configura como crime atentar “contra o livre exercício dos poderes legislativo e judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados”.

Publicação de Wallber Virgolino incita a animosidade das Forças Armadas contra os Poderes (Foto: Reprodução/Instagram)
Compartilhe:
Palavras-chave
wallber virgolino