Cultura -
Banco do Nordeste Cultural, Fest Aruanda e Energisa promovem mostra de cinema itinerante no Brejo
Termômetro da Política
Compartilhe:
Mostra ‘Aruandando no Brejo’ começa em Areia e percorre mais quatro cidades exibindo curtas-metragens premiados (Foto: Felipe Gesteira)

Nos dias 11 e 12 de novembro a cidade de Areia será palco da primeira edição do projeto “Aruandando no Brejo”, uma mostra itinerante de audiovisual que percorrerá cinco cidades do Brejo paraibano, com exibição de curtas-metragens premiados pelo Fest Aruanda. O Banco do Nordeste Cultural e a Energisa realizam a ação com os organizadores do festival, que tem o objetivo de promover novos espaços de disseminação da produção audiovisual e levar o público a conhecer produções brasileiras em filmes de animação, ficção e documentário.

A abertura da primeira mostra itinerante será às 19h30, no teatro Minerva, com entrada gratuita. Após a passagem por Areia, será a vez de Solânea (dias 18 e 19 nov), Sapé (25 e 26 nov), Guarabira (9 e 10 dez), e Alagoa Grande (16 e 17 dez) realizarem a mostra nos teatros municipais. Para essa edição itinerante, os organizadores consideraram o potencial do Brejo para o turismo rural e comunitário, fortalecendo o vínculo da população com os equipamentos culturais locais.

O gerente executivo da área cultural do Banco do Nordeste, Murilo Albuquerque Custódio, destaca ações dos Centros Culturais da instituição. “As cidades escolhidas possuem equipamentos públicos históricos com acervos importantes. Será uma oportunidade de apresentar os curtas premiados e mobilizar o público das cidades a se aproximarem da linguagem do cinema e interagir em debates e mesas de discussão sobre a produção cinematográfica da Paraíba”, observa.

Veja também
Mercado financeiro eleva novamente projeção da inflação no fim do Governo Bolsonaro

O Banco do Nordeste Cultural atua no fortalecimento das cadeias produtivas culturais, visando à expansão e disponibilização dessas atividades em todos os estados de atuação. Envolve os acervos artísticos, históricos e bibliográficos, os Centros Culturais da instituição, a ocupação de equipamentos culturais, patrocínio de projetos no segmento, pesquisas e crédito para empresas que movimentam o setor.

Por sua vez, o Fest Aruanda é considerado uma vitrine da produção cinematográfica nacional e terá a 17ª edição em João Pessoa, de 1 a 7 de dezembro, dessa vez com a realização paralela de uma mostra itinerante. “Já tivemos a oportunidade de realizar a mostra em Sousa em anos anteriores e retomamos esse formato pelo Brejo. Será proveitoso para que o público que não está habituado ao cinema se familiarize com essa linguagem, em que teremos exibições pelo interior concomitante à realização do nosso festival”, destaca o coordenador e produtor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar.

Confira a programação das edições do Festival Aruandando no Brejo:

1º dia

19h30 — Abertura com participação dos parceiros e realizadores;

1ª Sessão (Sexta, 19h30) – Exibição de Curtas-Metragens premiados no Fest Aruanda:

– Aruanda — De Linduarte Noronha (22 min)

– Noite no Sítio (Ficção) — De Lucas Machado (7 min)

– A Ética das Hienas (Ficção) — De Rodolpho de Barros (20min)

– Flor no Quintal (Animação) — De Mercicleide Ramos (6 min)

– Makinaria (Animação) — De Igor Tadeu

– Faixa de Gaza (Ficção) — De Lúcio César (16min.)

2º dia

15h00 — Palestra: Do Cinema Silencioso (anos 1920) à ‘primavera do cinema paraibano’ (2018/19); seguido de debate sobre o tema tratado e demandas locais (diagnóstico) a partir do relato dos agentes culturais reunidos.

Palestrante: Prof. Dr. Lúcio Vilar (Demid-UFPB)

17h00 — Sessão Aruandinha: Exibição da Animação em longa-metragem: As aventuras do Avião Vermelho (RG)

19h30 — Exibição do Longa-Metragem: Cássia Eller, de Paulo Fontenelle.

Fonte: Assessoria de imprensa/BNB

Compartilhe: