Economia -
Saiba como método criado após a Segunda Guerra Mundial pode contribuir para o crescimento de uma empresa
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Marco Saavedra enfatiza que o desejo de mudança é essencial (Foto: Comodo Risguarde/Divulgação)

Em qualquer negócio, o desperdício e a repetição de trabalhos já realizados atrasam a produção e podem estagnar o crescimento. Um método conhecido como Metodologia Lean ou Pensamento Lean ajuda a identificar e reduzir retrabalhos e erros. O engenheiro e professor da Fundação Dom Cabral, Marco Saavedra Bravo, explica que o método Lean é capaz de apresentar melhorias no processo produtivo com o objetivo de deixar os processos e áreas de uma empresa mais enxutos.

“A metodologia Lean é uma filosofia que tem como premissas identificar atividades que agregam e não agregam valor para o cliente, reduzir tempos e desperdícios dentro de um processo. O objetivo é aumentar produtividade e eficiência operacional tendo como bases a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas”, explica Marco Saavedra.

Criado pela Toyota após a Segunda Guerra Mundial, o Pensamento Lean possui vários princípios, entre os quais se destacam: definir valor desde a ótica do cliente, mapear os fluxos de valor, criar um “fluxo contínuo”, responder à demanda do cliente e buscar sempre a perfeição através da melhoria contínua.

O primeiro passo para aplicar o método em uma empresa é envolver as lideranças e equipes operacionais nesta missão de melhoria contínua de processos de qualquer organização. O professor explica que uma das bases desse entendimento é o “Kaizen”, que pode ser traduzido como “mudar para melhor” ou “melhoria contínua”.

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“O ciclo é composto por quatro grandes etapas: planejar, executar, controlar ou verificar resultados e agir. Dessa forma, podemos implementar qualquer tipo de melhoria em qualquer empresa de qualquer tamanho”, ressalta o especialista Marco Saavedra.

Todo tipo de empresa, serviço ou indústria pode utilizar e implementar a metodologia Lean no seu dia a dia, seja na indústria de automóveis, mineração, construção, saúde, restaurantes, serviços, entre outras áreas.

Para implantar a metodologia em um negócio, Marco Saavedra enfatiza que é essencial o desejo de mudança, além de estar aberto a essas transformações. “É essencial ter um olhar voltado para a padronização dos processos e atividades para buscar obter um fluxo contínuo e um gerenciamento diário para atingir os objetivos operacionais, táticos e estratégicos”, completa.

Nas últimas duas décadas, muitos hospitais do mundo também vêm incorporando as principais ferramentas que o Lean traz para organizar o fluxo de pacientes, trabalhar com rotinas padronizadas no ambiente hospitalar e dessa maneira reduzir erros e trabalhar de maneira mais produtiva e eficiente.

Marco Saavedra explica que, na área da Saúde, é possível observar os principais desperdícios que o Lean ensina. “Além de impactar a vida dos pacientes e familiares, o Lean na Saúde (Lean Healthcare) impacta positivamente a jornada dos profissionais da saúde. Um sistema centrado no paciente pode ser um método de gestão poderoso para organizações de saúde. Pode promover uma melhor administração de recursos e fornecer um cuidado aprimorado aos pacientes, de forma mais rápida e acessível”, conclui.

Case de sucesso
Uma grande marca que implantou o método Lean e se tornou referência na área foi a Nike, que adotou técnicas de fabricação mais eficientes, como identificar e eliminar itens desnecessários dos processos, concentrar a produção com o objetivo de fazer melhorias constantes e estabelecer uma organização completa das atividades.

A corporação percebeu que, diminuindo a quantidade de manufatura, ela reduzia também algumas más práticas na fábrica, como o retrabalho e o descaso com desperdícios. O Lean permitiu ainda que a empresa notasse que era possível valorizar mais o trabalhador a partir das melhorias no sistema de produção.

Seis vantagens que o Método Lean pode proporcionar a uma empresa:

  • Implementar processos que agregam valor desde a perspectiva do cliente ou paciente, eliminando ou melhorando aqueles que não agregam valor;
  • Alinhar lideranças e equipes através da mesma visão;
  • Promover uma cultura de melhoria contínua (“Cultura Kaizen”);
  • Empoderar as equipes da “linha de frente” a conduzir esforços de melhoria;
  • Procurar a causa-raiz das ineficiências e dos desperdícios;
  • Flexibilizar e ter boa vontade para mudar.

Fonte: Assessoria de imprensa

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