Política -
Podcast 40 Graus: Mercado x Bolsa Família
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Foto: Reprodução/YouTube)

Dias após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para mais um mandato de quatro anos à frente da Presidência da República, a imprensa brasileira começa a dar voz a um personagem que tenta ditar os destinos da nação, porém sequem tem cara para dar à tapa. Este ser invisível chamado “Mercado” cria falsas narrativas sobre a economia do país e vende instabilidade em um cenário que por si é volátil e, a longo prazo, costuma dar retorno aos grandes detentores do capital, estejam os mais pobres morrendo de fome ou não.

Lula foi eleito para seu terceiro mandato de presidente para fazer o que Bolsonaro jamais tentou ao longo de quatro anos: justiça social. No episódio 48 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira discutem as dicotomias que têm tomado conta dos principais debates no Brasil: teto de gastos x inclusão da população mais pobre na economia; equilíbrio fiscal x combate à fome; Mercado x Bolsa Família.

Enquanto a PEC da Transição não é aprovada, vale lembrar que a promessa de R$ 600 para o Bolsa Família foi feita tanto por Lula quanto por Bolsonaro. E para quem duvida da capacidade de Lula de conduzir o país pelo caminho do enfrentamento às desigualdades com a economia em crescimento, basta revisitar o passado recente: Lula nunca desrespeitou o equilíbrio fiscal enquanto presidente.

Podcast 40 Graus é o programa em streaming do Termômetro da Política. Toda quinta-feira, um novo episódio.

Ouça nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ou assista diretamente no YouTube:

Compartilhe: